ciência

Algo estranho acontece com lobos infectados por um infame parasita que altera a mente

A presença do protozoário responsável pela toxoplasmose nestes canídeos pode torná-los líderes de sua matilha, segundo pesquisadores americanos

Lobo cinzento na natureza Lobo cinzento na natureza  - Foto: Unsplash

Lobos cinzentos infectados pelo parasita Toxoplasma gondii, responsável pela toxoplasmose, tem 46 vezes mais chances de se tornarem líderes de uma matilha. A pesquisa, publicada na revista científica Communications Biology, levou 26 anos e analisou mais de 200 amostras de sangue dos canídeos habitantes do Parque Nacional de Yellowstone.

Ainda que não tenham contato direto com gatos, transmissores conhecidos do protozoário, o seu território pode se sobrepor ao de espécies como pumas (também portadores). Ao dividirem a caça, pode acontecer a contaminação. Outra hipótese é o contato direto dos lobos com fezes de puma ou suas carcaças.
 

A partir disso, outro achado associado ao comportamento dos animais quanto infectados é se dispersar de sua região de origem. Os machos infectados apresentam 50% de chance de abandonar a matilha dentro do período de seis meses e as fêmeas têm 25% de probabilidade de deixar a matilha dentro de 30 meses.

Já a possibilidade de ser tornarem líderes está associada ao aumento dos níveis de testosterona causado pelo Toxoplasma gondii. Dessa forma, características mais agressivas e dominantes podem facilitar a chegada ao topo da matilha.

Outra consequência abordada pelos pesquisadores é que estes líderes ficam com a responsabilidade de se reproduzir, pela chance da prole nascer mais forte, e a transmissão do parasita pode ser congênita. Ou seja, passada de mãe para o filhote.

“Devido à estrutura de vida em grupo da matilha de lobos cinzentos, os líderes da matilha têm uma influência desproporcional sobre os seus companheiros de matilha e sobre as decisões do grupo. Se os lobos líderes estiverem infectados com T. gondii e apresentarem mudanças comportamentais isso pode criar uma dinâmica pela qual o comportamento, desencadeado pelo parasita em um lobo, influencia o resto dos lobos da matilha”, escreveram os autores.

Veja também

Terceira idade, eleitorado fundamental na França, se aproxima da extrema direita
eleições

Terceira idade, eleitorado fundamental na França, se aproxima da extrema direita

Estátua de cera de Abraham Lincoln derrete no calor brutal de Washington, nos EUA
EUA

Estátua de cera de Abraham Lincoln derrete no calor brutal de Washington, nos EUA

Newsletter