Vida Plena

Alimentação equilibrada garante saúde da boca e dos dentes; veja as dicas

Porta de entrada do corpo, é na boca que começa a saúde do organismo

O açúcar é um dos grandes vilões para a saúde dentáriaO açúcar é um dos grandes vilões para a saúde dentária - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A boca é a porta de entrada para uma vida saudável. Não apenas pelos alimentos que são ingeridos e seus reflexos no organismo, mas também pela importância de manter os dentes saudáveis.

(VÍDEO) Saiba como manter uma alimentação balanceada para garantir dentes e gengivas saudáveis

 

Existem muitas doenças dentárias que são causadas pela má-alimentação, conforme explica a cirurgiã-dentista Maria Eduarda Vasconcelos. "A manutenção de uma dieta saudável, com baixa ingestão de açúcares e alto consumo de frutas, vegetais e grãos integrais, tem efeito protetor em muitos aspectos da saúde bucal, consequentemente refletindo na qualidade de vida", pontua.

Maria Eduarda Vasconcelos, cirurgiã-dentistaMaria Eduarda Vasconcelos, cirurgiã dentista, recomenda a baixa ingestão de açúcar


(PODCAST) Canal Saúde - Odontóloga Marília Soares fala sobre como a alimentação pode influenciar na saúde bucal

Folha de Pernambuco · 18.10.21 - Odontóloga Marília Soares fala sobre como a alimentação pode influenciar na saúde bucal

Dentre os principais problemas bucais associados à alimentação, estão as cáries dentárias, que afetam crianças, adolescentes e também os adultos. A cirurgiã dentista Janine Perboire explica que o alimento considerado como o grande vilão dos dentes é o açúçar. "Os doces são bastante prejudiciais para a saúde da boca porque são ricos em açúcar, e esse alto teor de açúcar faz o p.H da saliva cair, deixando mais ácido, o que favorece a desmineralização do esmalte dos dentes", relata. Ainda de acordo com Janine, é a desmineralização que aumenta o risco das cáries.

Outros alimentos que podem provocar essa desmineralização são os cítricos. "Quando consumidos em excesso, eles podem causar a erosão dentária, que também é um facilitador para o aparecimento das cáries", complementa Janine. As bebidas alcoólicas, por sua vez, reduzem a produção da saliva, e a secura que se instala na boca propicia um ambiente favorável para a proliferação de bactérias.

Começa na infância

Hábitos alimentares saudáveis podem ser introduzidos em qualquer fase da vida, mas a nutricionista Renata Grice alerta que a infância é o momento mais indicado para isso. "Uma boa nutrição para a saúde bucal deve ser iniciada na infância, com o consumo adequado de cálcio, que pode ser encontrado nos laticínios e nos vegetais verdes", comenta. "Além do cálcio, os vegetais verdes também possuem flúor, indispensável para dentes conservados", emenda.

Nutriciosta acredita que a infância é o momento ideal para iniciar bons hábitos alimentaresNutriciosta Renata Grice acredita que a infância é o momento ideal para iniciar bons hábitos alimentares

A nutricionista enfatiza que alimentos naturais devem ser privilegiados em detrimento dos produtos industrializados, que concentram muito açúcar e composições químicas, como os corantes.

Higienização

Além da alimentação, um outro fator que não pode ser esquecido para a manutenção de boca e dentes saudáveis é a higienização. A limpeza ajuda a evitar problemas bucais como as cáries, inflamações nas gengivas, placas bacterianas, tártaro, mau hálito e sensibilidade dental. "Escovar sempre os dentes ao acordar, depois de cada refeição e antes de dormir é fundamental. O fio dental não deve ser ignorado ou esquecido, porque ele consegue alcançar algumas das faces dos dentes que não são alcançadas pelas escovas", finaliza a cirurgiã-dentista Maria Eduarda Vasconcelos.

Problemas bucais relacionados à alimentação

#vidaplenajaymedafonte

Veja também

Região Metropolitana tem mais de 70 abrigos para desalojados pela chuva; confira a lista completa
Ajuda

Região Metropolitana tem mais de 70 abrigos para desalojados pela chuva; confira a lista completa

Bombeiros da Paraíba vão ajudar no socorro às vítimas das chuvas em Pernambuco
Reforço

Bombeiros da Paraíba vão ajudar no socorro às vítimas das chuvas em Pernambuco