Alunos criam jardim em escola pública em Afogados

Projeto, que tem dois anos e dezenas de plantas cultivadas, ganha fôlego na Semana do Meio Ambiente

Alunos criaram jardimAlunos criaram jardim - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Enquanto alguns arrancam mudas, outros plantam. Um espaço subutilizado de uma escola foi transformado em uma horta que conta com o plantio e manutenção dos próprios jovens. A iniciativa de alunos, professores e do gestor da Escola de Referência em Ensino Médio Amaury de Medeiros, no bairro de Afogados, Zona Oeste do Recife, teve início há dois anos e, com plantas já bem desenvolvidas e flores com cores vibrantes, ganha novo fôlego na Semana do Meio Ambiente.

Antes do projeto, a situação da instituição era outra. Segundo a professora de geografia Solange Assunção, era comum encontrar as poucas plantas que existiam no pátio machucadas ou destruídas. “Me doía o coração ver do jeito que estava, e é por isso que essa horta é tão importante, porque ensinou aos alunos o plantio e o cuidado mas também o respeito que se deve ter com o meio ambiente”.

Leia também:
Após viralizar nas redes, estudante replanta mudas em área que destruiu em Carpina
Ministro do Meio Ambiente é vaiado e chamado de fujão em audiência no Senado
Sociedade é convocada a plantar 10 mil árvores em todo o Recife


O caso do estudante do 2º ano Vinícius Pereira, depois de participar das atividades no jardim é de grande interesse no tema do Meio Ambiente. Ele, que volta as atenções à agricultura e á sustentabilidade, ressalta a importância do projeto para além dos muros da escola. “Esse é um aprendizado que muda a realidade do meio ambiente que já é muito maltratado pela sociedade”, pontua, “agora nós estudantes já temos consciência de que isso é errado e podemos mudar situações como essa”. Vinícius faz o trabalho desde o ano passado.

As atividades no jardim, em conjunto com as aulas interdisciplinares sobre agroecologia, sustentabilidade e até mesmo empreendedorismo despertaram o interesse da estudante Rhayanne Cristine, que desenvolveu afinidade com as plantas do local. “Quando você sabe que ajudou a plantar e manter aquela semente, dá um gosto a mais para colher. Depois desse projeto, passei a me interessar mais por essa área”, explica a estudante, que plantou coentro e maracujá dentro da escola.

Atualmente, o projeto, batizado de Meio Ambiente e Sustentabilidade abrange não só a manutenção da horta na escola. Durante o ano letivo, os alunos são instruídos a plantar e manter plantas ornamentais, voltadas ao paisagismo, como forma de aprendizado a conviver com a natureza. Periodicamente, Heric Fernando realiza a oficina de manutenção de bonsais com os próprios alunos, onde ensina na técnica e na prática a lidar com a planta. Enquanto isso, as plantações de pimentão, coentro e outras hortaliças são utilizadas na merenda da própria unidade.

Veja também

Joe Biden toma posse como 46º presidente dos Estados Unidos
Posse de Biden e Harris

Joe Biden toma posse como 46º presidente dos Estados Unidos

Assista ao vivo à cerimônia de posse de Joe Biden e Kamala Harris
Estados Unidos

Assista ao vivo à cerimônia de posse de Joe Biden e Kamala Harris