Alunos criam jardim em escola pública em Afogados
Projeto, que tem dois anos e dezenas de plantas cultivadas, ganha fôlego na Semana do Meio Ambiente
Enquanto alguns arrancam mudas, outros plantam. Um espaço subutilizado de uma escola foi transformado em uma horta que conta com o plantio e manutenção dos próprios jovens. A iniciativa de alunos, professores e do gestor da Escola de Referência em Ensino Médio Amaury de Medeiros, no bairro de Afogados, Zona Oeste do Recife, teve início há dois anos e, com plantas já bem desenvolvidas e flores com cores vibrantes, ganha novo fôlego na Semana do Meio Ambiente.
Antes do projeto, a situação da instituição era outra. Segundo a professora de geografia Solange Assunção, era comum encontrar as poucas plantas que existiam no pátio machucadas ou destruídas. “Me doía o coração ver do jeito que estava, e é por isso que essa horta é tão importante, porque ensinou aos alunos o plantio e o cuidado mas também o respeito que se deve ter com o meio ambiente”.
Leia também:
Após viralizar nas redes, estudante replanta mudas em área que destruiu em Carpina
Ministro do Meio Ambiente é vaiado e chamado de fujão em audiência no Senado
Sociedade é convocada a plantar 10 mil árvores em todo o Recife
O caso do estudante do 2º ano Vinícius Pereira, depois de participar das atividades no jardim é de grande interesse no tema do Meio Ambiente. Ele, que volta as atenções à agricultura e á sustentabilidade, ressalta a importância do projeto para além dos muros da escola. “Esse é um aprendizado que muda a realidade do meio ambiente que já é muito maltratado pela sociedade”, pontua, “agora nós estudantes já temos consciência de que isso é errado e podemos mudar situações como essa”. Vinícius faz o trabalho desde o ano passado.
As atividades no jardim, em conjunto com as aulas interdisciplinares sobre agroecologia, sustentabilidade e até mesmo empreendedorismo despertaram o interesse da estudante Rhayanne Cristine, que desenvolveu afinidade com as plantas do local. “Quando você sabe que ajudou a plantar e manter aquela semente, dá um gosto a mais para colher. Depois desse projeto, passei a me interessar mais por essa área”, explica a estudante, que plantou coentro e maracujá dentro da escola.
Atualmente, o projeto, batizado de Meio Ambiente e Sustentabilidade abrange não só a manutenção da horta na escola. Durante o ano letivo, os alunos são instruídos a plantar e manter plantas ornamentais, voltadas ao paisagismo, como forma de aprendizado a conviver com a natureza. Periodicamente, Heric Fernando realiza a oficina de manutenção de bonsais com os próprios alunos, onde ensina na técnica e na prática a lidar com a planta. Enquanto isso, as plantações de pimentão, coentro e outras hortaliças são utilizadas na merenda da própria unidade.