Alunos da educação inclusiva do Recife recebem teclados acessíveis

Ao todo, 500 estudantes estão sendo beneficiados. Investimento soma R$ 1 milhão.

Teclados ajudam na educação de alunos especiaisTeclados ajudam na educação de alunos especiais - Foto: Antônio Tenório/Prefeitura do Recife

Alunos da educação inclusiva da rede de ensino municipal do Recife receberam, nessa quinta-feira (5), 113 kits de teclados acessíveis TiX. Compostos por teclado, tablet, software e acessórios, os equipamentos reforçam as salas de recursos multifuncionais da Capital. Os kits ajudam na comunicação dos estudantes que tem mobilidade de mão ou braço reduzida, deficiência motora, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), paralisia cerebral, deficiências intelectuais e transtornos de aprendizagem, entre outras deficiências.

A entrega foi feita aos gestores de 113 unidades da rede municipal, em solenidade realizada na Escola Municipal Karla Patrícia, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Segundo a Secretaria de Educação do Recife, o investimento nos equipamentos foi de R$ 1 milhão. Ao todo, 500 estudantes estão sendo beneficiados.

Leia também:
Educação inclusiva no Recife ganha mais agentes, ônibus e teclados especiais
Ministro da Educação escreve ‘paralização’ 2 vezes e internet não perdoa

O teclado TiX funciona como um painel assistivo e como teclado-mouse iconográfico combinatório para computadores, notebooks ou tablets, permitindo a digitação de qualquer letra, número, símbolo ou comando de um teclado convencional utilizando apenas nove botões, que pressionados produz um caracter, de acordo com a sequência utilizada.

Dados da prefeitura mostram que, nos últimos cinco anos, a rede municipal de educação registrou um aumento de 59,67% no número de matrículas de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. A quantidade passou de 2.661 alunos em 2012 para 4.249 matrículas em 2019, representando 4,72% do total da rede, formada por 90 mil estudantes. A Escola Karla Patrícia, onde ocorreu a solenidade de entrega, é a terceira maior em quantidade de alunos com deficiência, 81, e trabalha a inclusão num universo de 600 estudantes.

Veja também

Confira a previsão do tempo para esta quarta (21) em Pernambuco
TEMPO

Confira a previsão do tempo para esta quarta (21) em Pernambuco

Ministério da Saúde fecha acordo com governo de SP para compra de 46 milhões de doses da Coronavac
Coronavírus

Ministério fecha acordo para 46 mi de doses da Coronovac e diz que vacina entra no calendário nacional