Alunos do Agreste de Pernambuco vão estudar na Europa

Estudantes vão percorrer o caminho contrário que a Corte Portuguesa fez até chegar ao Brasil

Numa das etapas do programa, os jovens estudam músicaNuma das etapas do programa, os jovens estudam música - Foto: marina soares/divulgação

Alunos do oitavo ano da rede pública de ensino em Belo Jardim vão para a Europa estudar História. Por meio de um projeto de intercâmbio, os estudantes vão percorrer o caminho contrário que a Corte Portuguesa fez até chegar ao Brasil.

A edição deste ano é baseada no livro 1808, de Laurentino Gomes, que narra justamente essa trajetória. O autor, inclusive, esteve presente durante a viagem do ano passado. O intercâmbio cultural, gratuito, é promovido pelo Instituto Conceição Moura, do Grupo Moura.

Leia também:
Programa de intercâmbio abre vagas para alunos da rede estadual
Jovem de Limoeiro é selecionado para intercâmbio no Japão


Os alunos selecionados passarão dez dias no País e terão atividades, aulas e visitas guiadas a monumentos históricos. A lista com os nomes dos participantes será divulgada nesta quinta-feira (10).

O projeto, realizado em três etapas, teve início ainda no mês de maio. As atividades aconteceram em julho durante as atividades no campus férias. A primeira consistia na elaboração de um HQ, a segunda na criação de um vídeo.

Os professores orientadores do projeto também iniciaram as capacitações no mês de maio, embora estejam durante todo esse tempo recebendo treinamentos simultâneos as execuções de atividades do projeto.

A primeira lista de selecionados trazia os nomes de 100 alunos que participaram dos exercícios no campus férias. A ação aconteceu no próprio município e trazia programação de tarefas com música, teatro, audiovisual e capoeira.

Na fase atual, os alunos que participaram do campus férias estão esperando pela listagem final com o nome dos selecionados para a viagem. Para a concorrente, Bárbara Camile, 13, o intercâmbio é uma experiência que vai favorecer seu currículo acadêmico. “Estou ansiosa pelo resultado. É uma oportunidade incrível. São dez dias de muito aprendizado”, contou.

Veja também

Policiais do Capitólio prendem homem que tentou passar por barreira com arma carregada
Capitólio

Policiais do Capitólio prendem homem que tentou passar por barreira com arma carregada

Salas têm 80% de ocupação; Defensoria diz que Inep mentiu
Enem 2021

Salas têm 80% de ocupação; Defensoria diz que Inep mentiu