A-A+

Alunos iniciam plantio de mudas na Maratona Verde do Recife

Ideia da Maratona, ação que integra a Semana do Meio Ambiente, é plantar 10 mil mudas em pontos estratégicos de todo o Recife, além de conscientizar a população sobre os benefícios de uma cidade mais verde e arborizada

Maratona Verde do Recife incia plantação de mudas, na Escola Municipal Antônio de Brito Alves, na MustardinhaMaratona Verde do Recife incia plantação de mudas, na Escola Municipal Antônio de Brito Alves, na Mustardinha - Foto: Júlia Rodrigues/Folha de Pernambuco

Alunos da Escola Municipal Antônio de Brito Alves, no bairro da Mustardinha, Zona Oeste do Recife, dão o pontapé inicial à Maratona Verde do Recife nesta segunda-feira (3), ação que integra a Semana do Meio Ambiente, comemorada na próxima quarta-feira (5). A atividade, por toda a cidade, segue até domingo (9).

A ideia da Maratona é plantar 10 mil mudas em pontos estratégicos de todo o Recife, além de conscientizar a população sobre os benefícios de uma cidade mais verde e arborizada. “É legal plantar, fica bonito as coisas verdes, a gente tem mais oxigênio”, opinou a estudante do 6º ano, Estela Freitas, 11.

Quem também ajudou no plantio foi Thaynara Carvalho. A estudante destacou a importância de ações como essas no dia a dia. “Cuidar do meio ambiente, cuidar da escola, é importante. O ar fica mais puro, o ambiente mais limpo”, ressalta.

Leia também:
482 mudas serão plantadas em comemoração ao aniversário do Recife
Campanha incentiva o plantio de 200 mil mudas nativas no Nordeste
Aplicativo mapeará árvores na Capital pernambucana

A ação contou com a vistoria prévia de um biólogo, que fez a análise estrutural das áreas a receberem o plantio. Isso porque, as mudas só podem ser plantadas em áreas regularizadas.

“A gente está convidando toda a sociedade para que em uma semana a gente possa plantar 10 mil árvores novas. Não é uma ação só da Prefeitura, é uma ação de todo mundo. Hoje estamos em uma escola pública, mas escolas particulares, bem como igrejas, condomínios residenciais, clubes esportivos já aderiram. Com isso, a gente vai fazer uma cidade mais verde, com a temperatura melhor, e a participação e engajamento de toda a cidade”, explicou o prefeito do Recife, Geraldo Júlio.

Ao todo, 16 mudas serão plantadas na Escola Municipal Antônio de Brito Alves; 11 mudas já foram plantadas na área interna e cinco serão plantadas na parte externa da escola.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho, também esteve presente na atividade. “Esse foi um desafio que nasceu por conta de uma ação feita pelo Prefeito de Londres, que o prefeito do Recife olhou. A maratona é para despertar a população e para mostrar a consequência do que o plantio e a arborização podem fazer para a mudança climática. Vamos continuar esse trabalho”, ressaltou.

A primeira muda, um Ipê Rosa de grande porte e de desenvolvimento rápido, foi plantada pelos alunos com a ajuda do prefeito do Recife, Geraldo Júlio. Juntos, eles cavaram, colocaram a muda na terra e regaram. Dependendo da idade, o Ipê pode alcançar cerca de 30 metros.

Para uma das mudas, os alunos deram o nome de Jenifer, em homenagem ao cantor Gabriel Diniz, que faleceu recentemente depois da queda de um avião que o transportava até Maceió (esse é o nome de uma de suas canções mais conhecidas).

Veja também

Saúde promove Dia "D" de vacina antirrábica na fronteira com a Bolívia
Saúde

Saúde promove Dia "D" de vacina antirrábica na fronteira com a Bolívia

Talibãs exibem corpos de sequestradores em cidade no Afeganistão
Mundo

Talibãs exibem corpos de sequestradores em cidade no Afeganistão