Alunos são protagonistas

Alunas de Santo Amaro criaram aplicativo para controlar consumo de energia elétrica

Expresso Folia comanda o agito do bloco Pega VaretaExpresso Folia comanda o agito do bloco Pega Vareta - Foto: Divulgação

Cecília Araújo, 17, Letícia Alaice, 16, e Karina Araújo, 16, são ótimas traduções da educação interdimensional. Alunas do segundo ano do Ensino Médio da EREM Aníbal Fernandes, elas integraram um grupo de vinte alunos que participou em julho de uma capacitação promovida por uma empresa de tecnologia da informação. Resultado: desenvolveram um aplicativo para telefones celulares com o intuito de auxiliar no controle do consumo de energia elétrica.

Essa preocupação cidadã veio naturalmente. “O desafio era criar um aplicativo que solucionasse um problema”, comenta Cecília. “Pensamos em algo que tivesse uma função de melhorar a vida de todos”, acrescenta Letícia. “E que, além de resolver, inovasse. Nessa crise que o país está vivendo, queríamos ajudar as pessoas a se informar e economizar”, completa Karina.

A própria noção de ajuda encontra eco em outro pilar da interdimensionalidade: a acolhida. “Os estudantes veteranos acolhem os mais novos, fazendo o que a gente chama de ‘antitrote’. São protagonistas também nisso”, situa Maria Medeiros, superintendente pedagógica das escolas integrais e profissionalizantes da Secretaria de Educação. Na escola Aníbal Fernandes, isso foi potencializado ao máximo no Projeto Anjo, através do qual um aluno com notas melhores e rendimento escolar acima da média passa a acompanhar, monitorar e auxiliar um estudante em pior situação.

“O processo não é uma imposição. Através de uma dinâmica de grupo, colocamos os estudantes para se identificar uns com os outros para criar essa ligação. O aluno protegido passa a ser acompanhado pelo anjo, que vai se doar para ajudá-lo na assiduidade, na pontualidade e na entrega dos trabalhos”, destaca a coordenadora pedagógica Andrea Moura.

Veja também

Brasil soma mais 26.979 novos casos e 432 mortes por Covid-19 nas últimas 24h
CORONAVÍRUS

Brasil soma mais 26.979 novos casos e 432 mortes por Covid-19 nas últimas 24h

Jovem de 18 anos é encontrada morta em cisterna de casarão em Jaboatão dos Guararapes, na RMR
Jaboatão

Jovem de 18 anos é encontrada morta em cisterna de casarão