Notícias

AM registra mais de mil casos de coronavírus em 24 h, e deputados querem reabrir igrejas

O estado acumula 9.243 casos e 751 mortes

Wilson Lima, governador do AmazonasWilson Lima, governador do Amazonas - Foto: Divulgação

Por 13 votos a 2, a Assembleia Legislativa do Amazonas aprovou nesta quarta-feira (6) um projeto de lei (PL) que permite a celebração de missas e cultos durante a pandemia. A votação no dia em que o estado registrou, pela primeira vez, mais de 1.000 casos novos de Covid-19 em 24h; o total no estado já passa de 9.000.

"Esta lei estabelece as igrejas e templos de qualquer culto como atividade essencial em períodos de calamidade pública em todo Estado do Amazonas, sendo vedada a determinação de fechamento total de tais locais", afirma o PL.

"Percebe-se que os templos auxiliam de forma inconteste não somente na assistência espiritual mas também social, e até emocional/mental, posto que o confinamento a que as pessoas estão sendo submetidas pode até mesmo depressão e aumento de violência conjugal (sic)", diz o texto.

Leia também:
Governo federal envia equipamentos para Ceará e Amazonas
Governador do Amazonas pede ajuda da ONU para mobilização internacional


A votação na Assembleia ocorreu um dia depois de o Amazonas registrar um novo recorde de casos diários do novo coronavírus –1.139 registros em 24h nesta quarta-feira (6). Houve também um recorde de óbitos, 102 em 24h. Agora, o estado acumula 9.243 casos e 751 mortes.

O autor da proposta é o deputado estadual e pastor da Igreja Universal do Reino de Deus João Luiz, do Republicanos (ex-PRB), recém-saído da UTI após problemas renais e afastado por licença médica. Antes de ser deputado, ele foi secretário de Esportes do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB).

O PL vai agora para a sanção do governador Wilson Lima (PSC), que enfrenta um processo de impeachment na Assembleia, acusado de má administração da saúde. Caso ele não assine em 15 dias, se torna lei. Se a proposta for vetada, volta para o Parlamento para nova votação em plenário.

"No momento em que alcançamos um número muito elevado de mortes na cidade, não é oportuno reabrir os templos, porque inevitavelmente haverá aglomeração e contágio", disse o deputado e ex-prefeito de Manaus Serafim Corrêa (PSB). "Quero manifestar o meu respeito a todas as religiões, mas meu voto à medida é contrário."

Procurado pela reportagem, Lima não se posicionou sobre o PL até a publicação desta reportagem. Na semana passada, o governo anunciou a reabertura gradual do comércio a partir do dia 14 de maio, data considerada prematura por especialistas.

Na terça à noite, o Ministério Público do Amazonas entrou na Justiça pedindo a adoção do "lockdown" no estado, que sofre com UTIs cheias e o espalhamento do vírus pelo interior.

Em nota à imprensa, Virgílio Neto criticou a iniciativa. O tucano, que tem chorado em entrevistas e já pediu ajuda até para a ativista sueca Greta Thunberg, disse que adotar a medida é arriscado e que "deveria haver uma reunião mais ampla, envolvendo o prefeito e o governador".

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Veja também

Cônsul-Geral da China quer fortalecer amizade entre País asiático e Nordeste brasileiro
NORDESTE

Cônsul-Geral da China quer fortalecer amizade entre País asiático e Nordeste brasileiro

Governo monta força-tarefa para conter desmatamento no Cerrado
Desmatamento

Governo monta força-tarefa para conter desmatamento no Cerrado

Newsletter