Meio Ambiente

América Latina perdeu 60% de sua fauna nos últimos 500 anos, revela estudo

O processo, conhecido como desfaunação, não atinge só áreas desmatadas ou queimadas, e pode ocorrer também em regiões de floresta aparentemente preservada

Fauna brasileiraFauna brasileira - Foto: Divulgação / Semas

Quase 60% dos mamíferos que viviam originalmente na América Latina desapareceram nos últimos 500 anos, revela o mais amplo estudo já feito sobre o tema, assinado por cientistas brasileiros. O sumiço dessa fauna, além disso, está sendo acompanhado de uma assustadora "miniaturização" -as espécies que sobram, em geral, são as menores.

O processo, conhecido como desfaunação, não atinge só áreas desmatadas ou queimadas, podendo ocorrer também em regiões de floresta aparentemente preservada que passaram por forte pressão de caçadores. A combinação de ameaças fez com que dois biomas (ambientes) do Brasil, a caatinga e a mata atlântica, sejam os campeões de desfaunação, tendo perdido 75% e 62% de seus mamíferos, respectivamente.

No ranking de países, o Brasil é o terceiro mais "desfaunado", ficando atrás apenas da Nicarágua e de Honduras. A grande ironia é que o bioma menos afetado na América Latina é justamente o Pantanal (desfaunação de 34%), que hoje sofre os efeitos de uma das piores sequências de queimadas de sua história.

Publicado na revista especializada Scientific Reports, o novo levantamento é assinado por Juliano André Bogoni e Carlos Peres, da Universidade de East Anglia (Reino Unido), e Katia Ferraz, da USP. A equipe combinou uma série de dados para chegar a suas conclusões.Além de informações sobre a atual distribuição dos mamíferos latino-americanos, extraídas da literatura científica entre 2015 e 2020, eles usaram estimativas sobre qual seria a presença geográfica "natural" desses bichos feitas pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, órgão que define as listas globais de espécies ameaçadas).

Também incluíram na análise uma série de fatores que ajudam a estimar a pressão de caça à qual os animais estão submetidos em cada região (coisas como a quantidade de habitat preservado e a presença de áreas protegidas por lei).

O levantamento incluiu apenas os mamíferos de médio e grande porte (definidos convencionalmente como as espécies pesando 1 kg ou mais), que são os mais afetados pela desfaunação.

Essas informações permitiram chegar a uma porcentagem "bruta" de desfaunação, mas também é preciso levar em conta que algumas espécies têm densidade populacional naturalmente baixa e, portanto, tendem a ser mais raras, independentemente das ameaças trazidas pela ação humana.

Por isso, a equipe introduziu um fator de correção estatística nos dados brutos, chegando a uma estimativa mais realista.
Conforme o esperado, a desfaunação na América Latina reduziu a diversidade de mamíferos de forma seletiva, extirpando sobretudo as espécies de maior porte, como os ungulados (animais de casco, como veados e antas) e os grandes carnívoros (onças e ariranhas), bem como os primatas maiores.

Esses bichos são, é claro, o alvo preferencial dos caçadores por renderem carne mais abundante e saborosa, ou são mais exigentes em termos de habitat e alimentação, desaparecendo primeiro quando seu ambiente está sendo afetado. O sumiço desses animais fez com que a média de peso das espécies de mamíferos nos habitats latino-americanos, que antes ficava em torno de 15 kg, tenha caído para 4 kg, calculam os cientistas.

Tudo isso tem impacto não apenas para a viabilidade das próprias espécies cujas populações estão sumindo como também para o ambiente como um todo. Os mamíferos de maior porte costumam ser pedras fundamentais de seus ecossistemas, "semeando" novas plantas depois de comer frutas e defecar as sementes, controlando a população de espécies menores (no caso dos carnívoros) e abrindo clareiras na mata, por exemplo.

O impacto das queimadas sobre esse cenário ainda não foi muito estudado, mas Peres e seu colaborador Jos Barlow fizeram um dos poucos trabalhos sobre o tema na Amazônia, conta ele. Em resumo, o que parece ocorrer é que o fogo altera consideravelmente a composição de espécies da mata no curto e médio prazo, o que inevitavelmente bagunça a vida dos animais de grande porte e, em vários casos, inviabiliza sua presença na floresta que foi incendiada.

Veja também

Caciques das 5 regiões afirmam que mudanças climáticas impactam campo
CLIMA

Caciques das 5 regiões afirmam que mudanças climáticas impactam campo

Filho de mulher presa no banco diz que mãe agia sob efeito de remédios para depressão
Rio de Janeiro

Filho de mulher presa no banco diz que mãe agia sob efeito de remédios para depressão

Newsletter