Notícias

Ano Novo, vida nova: saiba como doar ou descartar o que não quer mais

Fim de ano é oportunidade para fazer limpeza nos armários e ainda ajudar quem necessita

Líder do PT no Senado, Humberto CostaLíder do PT no Senado, Humberto Costa - Foto: Leo Malafaia/ Folha de Pernambuco

Chega o fim do ano e muitas pessoas pensam em fazer uma limpeza nos armários, guarda-roupas e depósitos de casa. Desfazer-se do que é velho e dar espaço para o que vem pela frente. Há quem acredite que isso faz bem. É certo, ao menos, que é bom para quem recebe os produtos doados. Seja para reutilizá-los ou para dar nova forma aos materiais por meio de reciclagem.

Se você quer doar ou descartar itens da sua casa e não sabe como, trazemos três opções de descarte. A Associação Trapeiros de Emaús faz um trabalho de coleta e destinação de materiais doados. No Recife, ainda é possível descartar materiais nas Ecoestações instaladas pela prefeitura em diversos pontos da cidade. A Allianz Seguros também oferece o serviço de coleta em domicílio para seus clientes.

Confira como funcionam os serviços:

Associação Trapeiros de Emaús Recife

Criada em 1996 por Luís Tenderini e o então arcebispo de Olinda e Recife, dom Hélder Câmara, trabalha com coleta, recuperação e venda de objetos usados e materiais recicláveis. Os objetos doados são recuperados em oficinas de marcenaria, eletroeletrônico, refrigeração e manutenção de computadores e, em seguida, vendidos a preços baixos em bazares populares. Para doar, é possível agendar a coleta na residência pelos números 3451-2247 e 3451-5604, ou pelo e-mail [email protected].

Ecoestações

Espalhadas por oitos pontos da Cidade, os equipamentos recebem metralhas, móveis, materiais recicláveis, utensílios domésticos e resíduos de podas, contribuindo para a destinação correta do lixo. Cada pessoa pode entregar quantidade de resíduos e entulho calculada em até um metro cúbico por dia, de segunda a sábado, das 8h às 16h. O material reciclável é destinado a uma das sete cooperativas de catadores apoiadas pelo município. Os endereços das Ecoestações são: Ibura: Rua Rio Tapado, Ibura de Baixo, próximo à BR-101

Imbiribeira: Avenida Mascarenhas de Morais, sentido cidade/subúrbio, próximo ao viaduto Tancredo Neves.
Campo Grande: Avenida Agamenon Magalhães com a rua Odorico Mendes.
Totó: Esquina da Rua Onze de Agosto com a Rua Nelson de Sena, S/N.
Cohab: Esquina da Av. Rio Largo com a Av. Santos, Cohab, Ibura, próximo à Escola Municipal Cristiano Cordeiro.
Torrões – Rua maestro Jones Johnson, Torrões.
Torre - Av. Ciclovia Republica da Argelia (Comunidade Santa Luzia)
Arruda - Rua Professor José dos Anjos, no Arruda.

Allianz Seguros

O agendamento para o descarte ecológico deve ser feito por telefone. O segurado será informado sobre a equipe responsável pela retirada dos materiais. O descarte ecológico retira os objetos no local e dá o destino correto aos móveis e equipamentos da linha branca, marrom (aparelhos de TV, som e eletroeletrônicos) e informática que não são mais utilizados. Os materiais que estiverem em boas condições são encaminhados às assistências beneficentes parceiras da seguradora. Por telefone ou e-mail, o segurado recebe orientações e dicas sobre economia de água e energia elétrica, reciclagem do lixo residencial e indicação de profissionais para projetos sustentáveis.

Veja também

Polícia apura fraudes em licitações na Secretaria de Saúde de Cuiabá
POLÍCIA

Polícia apura fraudes em licitações na Secretaria de Saúde de Cuiabá

PF prende homem que importava peças de armas ilegalmente dos EUA
BRASIL

PF prende homem que importava peças de armas ilegalmente dos EUA

Newsletter