Ano Novo, vida nova: saiba como doar ou descartar o que não quer mais
Fim de ano é oportunidade para fazer limpeza nos armários e ainda ajudar quem necessita
Chega o fim do ano e muitas pessoas pensam em fazer uma limpeza nos armários, guarda-roupas e depósitos de casa. Desfazer-se do que é velho e dar espaço para o que vem pela frente. Há quem acredite que isso faz bem. É certo, ao menos, que é bom para quem recebe os produtos doados. Seja para reutilizá-los ou para dar nova forma aos materiais por meio de reciclagem.
Se você quer doar ou descartar itens da sua casa e não sabe como, trazemos três opções de descarte. A Associação Trapeiros de Emaús faz um trabalho de coleta e destinação de materiais doados. No Recife, ainda é possível descartar materiais nas Ecoestações instaladas pela prefeitura em diversos pontos da cidade. A Allianz Seguros também oferece o serviço de coleta em domicílio para seus clientes.
Confira como funcionam os serviços:
Associação Trapeiros de Emaús Recife
Criada em 1996 por Luís Tenderini e o então arcebispo de Olinda e Recife, dom Hélder Câmara, trabalha com coleta, recuperação e venda de objetos usados e materiais recicláveis. Os objetos doados são recuperados em oficinas de marcenaria, eletroeletrônico, refrigeração e manutenção de computadores e, em seguida, vendidos a preços baixos em bazares populares. Para doar, é possível agendar a coleta na residência pelos números 3451-2247 e 3451-5604, ou pelo e-mail [email protected].
Ecoestações
Espalhadas por oitos pontos da Cidade, os equipamentos recebem metralhas, móveis, materiais recicláveis, utensílios domésticos e resíduos de podas, contribuindo para a destinação correta do lixo. Cada pessoa pode entregar quantidade de resíduos e entulho calculada em até um metro cúbico por dia, de segunda a sábado, das 8h às 16h. O material reciclável é destinado a uma das sete cooperativas de catadores apoiadas pelo município. Os endereços das Ecoestações são: Ibura: Rua Rio Tapado, Ibura de Baixo, próximo à BR-101
Imbiribeira: Avenida Mascarenhas de Morais, sentido cidade/subúrbio, próximo ao viaduto Tancredo Neves.
Campo Grande: Avenida Agamenon Magalhães com a rua Odorico Mendes.
Totó: Esquina da Rua Onze de Agosto com a Rua Nelson de Sena, S/N.
Cohab: Esquina da Av. Rio Largo com a Av. Santos, Cohab, Ibura, próximo à Escola Municipal Cristiano Cordeiro.
Torrões – Rua maestro Jones Johnson, Torrões.
Torre - Av. Ciclovia Republica da Argelia (Comunidade Santa Luzia)
Arruda - Rua Professor José dos Anjos, no Arruda.
Allianz Seguros
O agendamento para o descarte ecológico deve ser feito por telefone. O segurado será informado sobre a equipe responsável pela retirada dos materiais. O descarte ecológico retira os objetos no local e dá o destino correto aos móveis e equipamentos da linha branca, marrom (aparelhos de TV, som e eletroeletrônicos) e informática que não são mais utilizados. Os materiais que estiverem em boas condições são encaminhados às assistências beneficentes parceiras da seguradora. Por telefone ou e-mail, o segurado recebe orientações e dicas sobre economia de água e energia elétrica, reciclagem do lixo residencial e indicação de profissionais para projetos sustentáveis.