Migração

Ao menos 11 migrantes afogados na costa da Líbia

Naufrágio de uma embarcação clandestina os levaria à Europa

Barcos que transportam migrantes de diferentes nacionalidades entram em um porto na área de Garabulli após serem resgatados no mar pela Guarda Costeira da Líbia.Barcos que transportam migrantes de diferentes nacionalidades entram em um porto na área de Garabulli após serem resgatados no mar pela Guarda Costeira da Líbia. - Foto: Mahmud Turkia/AFP

Guarda Costeira da Líbia recuperou nesta terça-feira (25) os corpos de 11 migrantes afogados, entre eles, uma menina, após o naufrágio de uma embarcação que os levaria clandestinamente à Europa, indicou um fotógrafo da AFP no local.

No meio da manhã desta terça, as autoridades foram alertadas sobre a presença de corpos (dez homens e uma menina) boiando na água a poucos metros da orla da cidade de Garaboulli, 50 quilômetros a leste de Trípoli.

Ao menos quatro pessoas nadaram até a praia do Farol de Garaboulli, de fácil acesso por sua baía de águas tranquilas, constatou o fotógrafo, que os viu exaustos na areia, tentando recuperar suas forças com pedaços de pão e goles de leite oferecidos pelos socorristas.

A embarcação, que transportava cerca de "80 migrantes", afundou perto da costa, segundo um dos sobreviventes. A bordo, havia egípcios, paquistaneses e bengaleses, segundo os passaportes apresentados por eles.

Na época de Muamar Kadafi, deposto em 2011, milhares de migrantes chegaram à Líbia, para em seguida, tentar cruzar o Mediterrâneo rumo à Europa, principalmente em direção à Itália, localizada a cerca de 300 quilômetros.

A situação se agravou após a queda do ditador, quando os coiotes se aproveitaram do caos na Líbia.

De quarta a segunda-feira, o Crescente Vermelho na Líbia recuperou, nas praias de Sabratha (70 quilômetros a oeste de Trípoli), os corpos de 34 migrantes que morreram após o naufrágio de um barco inflável com cerca de 100 passageiros, segundo a ONG Alarm Phone, um coletivo de voluntários que atende a uma linha telefônica de emergência para migrantes.

Veja também

Rússia afirma que conquistou outra localidade no leste da Ucrânia
guerra na ucrânia

Rússia afirma que conquistou outra localidade no leste da Ucrânia

Desaparecimento de criança pode ser comunicado antes de 24h; veja como
Segurança Pública

Desaparecimento de criança pode ser comunicado antes de 24h; veja como

Newsletter