Pernambuco

Apac divulga previsão de tempo em Pernambuco para o próximo trimestre

Segundo a agência, há risco de ocorrência de eventos mais intensos de chuvas, especialmente sob o litoral

Manhã desta terça (22) foi de chuva no RecifeManhã desta terça (22) foi de chuva no Recife - Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou, nesta terça-feira (22), a previsão de tempo no Estado para o próximo trimestre. Segundo a agência, para os meses de abril, maio e junho, a previsão climática indica maior probabilidade de a precipitação acumulada, no trimestre, ficar de normal a acima da normal climatológica na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata e de ficar dentro da normal climatológica no Agreste.
 
A Apac afirmou, também, que deve persistir o fenômeno La Niña no Pacífico equatorial e deve haver continuidade das anomalias positivas da temperatura da superfície do mar no oceano Atlântico Sul. Tais condições, explica o órgão meteorológico, indicam o risco de ocorrência de eventos mais intensos de chuvas nas regiões pernambucanas, em especial sob o litoral
 
De acordo com a agência, como nesse período a ocorrência de chuva tem grande variabilidade temporal e espacial, em razão de os sistemas indutores atuarem por período de tempo curto, é importante o acompanhamento diário das previsões. Em caso de avisos meteorológicos, reforça o órgão, a população deve seguir as recomendações da Defesa Civil do município.

Ainda segundo a Apac, a previsão climática sazonal para o período de  abril, maio e junho foi baseada nos resultados de modelos numéricos de previsão climática, bem como nas análises dos campos globais da atmosfera e dos oceanos Pacifico Equatorial e Atlântico Tropical. 
 
Os dados foram apresentados na Reunião Climática para o Nordeste do Brasil (NEB), realizada nesta terça (21), por meio de videoconferência, com participação dos Centros Estaduais de Meteorologia do Nordeste, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).
 
Segundo a Apac, entre os meses de janeiro e fevereiro, as chuvas ficaram acima, mas dentro da normalidade, na maior parte do Estado, com exceção do Agreste. Os maiores acumulados ocorreram no litoral, em particular nos municípios ao sul da Região Metropolitana do Recife, na Mata Sul e Sertão do Pajeú.
 
Veja, abaixo, a previsão de precipitação para o próximo trimestre: 

Previsão de precipitação para o próximo trimestre - Fonte: Apac

Veja também

Visa amplia lucro para US$ 4,7 bilhões no 2º trimestre fiscal
Visa

Visa amplia lucro para US$ 4,7 bilhões no 2º trimestre fiscal

Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realiza ações de segurança integrada com os municípios
Segurança pública

Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realiza ações de segurança integrada com os municípios

Newsletter