CHUVAS EM PERNAMBUCO

Apac eleva alerta para nível laranja, e Pernambuco deve ter chuvas de moderadas a fortes até quinta

Aviso da agência vale para todas as regiões do Estado

Chuvas no RecifeChuvas no Recife - Foto: Clarice Melo/Folha de Pernambuco

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) elevou, nesta quarta-feira (20), o nível de alerta de chuvas para todas as regiões do Estado. O novo aviso é de nível laranja — o segundo em uma escala que começa no amarelo e termina no vermelho — e vale, ao menos, até 18h de quinta-feira (21).

Segundo a agência, são esperadas chuvas de moderadas as fortes na Região Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul, Agreste, Sertão de Pernambuco e Sertão do São Francisco.

A previsão da Apac indica pancadas de chuvas em todas as regiões do Estado devido à atuação conjunta do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e de um pulso da Zona de Convergência Intertropical (Zcit).

A agência reforça que as maiores concentrações de precipitação devem ser a partir da tarde no Sertão e no Agreste e a partir da noite na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata.

"Acompanhe as atualizações da previsão, pois o sistema VCAN é muito dinâmico e desloca rapidamente", acrescentou a Apac. O alerta anterior, de nível amarelo, era válido até esta quarta-feira (20) e foi estendido e ampliado pela agência. Na terça-feira (19), diversos pontos da Região Metropolitana registraram alagamentos.

Em alertas de nível laranja, explica a Apac, há potencial de médio a alto de chuvas moderadas a fortes. As chuvas podem ser de mais de 50 mm no período. 

O monitoramento em tempo real da Apac indica que a cidade de Lagoa do Ouro, no Agreste, registrou o maior acúmulo de chuva no Estado nas 24 horas contabilizadas até 11h40 desta quarta-feira, com 59,12 mm.

Em Palmeirina, também no Agreste, o índice ficou em 52,97 mm. Já Timbaúba, na Mata Norte, o acumulado anotado pela Apac foi de 36,93 mm.

Veja também

Bombardeios israelenses matam 18 em Rafah após aprovação de ajuda econômica dos EUA
guerra no oriente médio

Bombardeios israelenses matam 18 em Rafah após aprovação de ajuda econômica dos EUA

Polícia mata garimpeiro ilegal brasileiro na Guiana Francesa
Guiana Francesa

Polícia mata garimpeiro ilegal brasileiro na Guiana Francesa

Newsletter