Apac emite alerta de chuvas fortes para o Sertão

Em 24 horas choveu 87 milímetros na cidade de Ipubi, um valor 116% acima da média esperada para todo o mês de dezembro

Trecho entre Parnamirim e Salgueiro da BR-232 com clima fechado e muita chuva Trecho entre Parnamirim e Salgueiro da BR-232 com clima fechado e muita chuva  - Foto: Anderson Stevens/Folha de Pernambuco

A véspera de Natal deve ser de chuvas moderadas a ocasionalmente fortes no Sertão do Araripe, Sertão Central e Sertão do São Francisco de Pernambuco, de acordo com aviso hidrometeorológico emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) na manhã desta segunda-feira (24).

Em 24 horas choveu 87 milímetros na cidade de Ipubi, um valor 116% acima da média esperada para todo o mês de dezembro. A Apac orienta a população a seguir as orientações da Defesa Civil em caso de emergências.

Leia também:
Caminhão-pipa é flagrado furtando água no Sertão de Pernambuco
Chuva deixa seis mortos em cachoeira em MG


Segundo o meteorologista da Apac Fabiano Prestrelo, essas chuvas são causadas por um vórtice ciclônico de altos níveis. “[Esse fenômeno] tem formato de ciclone e fica na parte mais alta da atmosfera. Está bem deslocado para o oeste do Estado e a borda é que provoca mais chuva e está sobre o Sertão”, explicou.

As estações da Apac registraram ainda um acumulado de precipitação de 50 mm em Moreilândia; 47 mm em Terra Nova; 42 mm em Brejo da Madre de Deus; 35 mm em Sertânia; e 33 mm em Brejinho.

A previsão do tempo para esta segunda na região é de tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva isoladas. As temperaturas devem variar entre 20º C e 36º C.

Veja também

Quatro em dez alunos pensaram em parar os estudos devido à pandemia
Educação

Quatro em dez alunos pensaram em parar os estudos devido à pandemia

Hospital de Salgueiro recebe novas estruturas e abrirá leitos de UTI neonatais e pediátricos
Sertão

Hospital de Salgueiro recebe novas estruturas e abrirá leitos de UTI neonatais e pediátricos