Apac emite alerta de umidade baixa para o Sertão

Temperaturas podem chegar a 38ºC na região, segundo a agência

Altas temperaturas e muito calorAltas temperaturas e muito calor - Foto: Arquivo/Agência Brasil

Moradores do Sertão de Pernambuco devem ficar atentos a um alerta de umidade baixa emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). O boletim, emitido nesse domingo (29) e válido até o próximo domingo (6), afirma que a presença de uma massa de ar seco sobre a região propicia a acentuada elevação da temperatura e os valores baixos da umidades relativa do ar, que deve ficar abaixo de 15% no período da tarde. As temperaturas podem chegar a 38ºC.

O boletim destaca ainda os problemas à saúde causados pela baixa umidade do ar, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS): complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos, eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

Leia também:
Voluntários buscam ajuda para levar ações para o Sertão
Abertas inscrições para mais de 56 mil vagas em cursos técnicos gratuitos; confira edital


Os moradores da região devem ainda tomar cuidados como suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h, usar soro fisiológico para olhos e narinas e evitar aglomerações em ambientes fechados. Ainda segundo a Apac, o tempo no Sertão nesta segunda-feira (30) deve ser parcialmente nublado a claro e sem chuva durante todo o dia. As temperaturas variam entre 18ºC e 38ºC.

Veja também

MEC publica edital para 50 mil vagas remanescentes do Fies
Educação

MEC publica edital para 50 mil vagas remanescentes do Fies

Paulo Câmara anuncia investimento de R$ 47,2 milhões na agricultura familiar de Pernambuco
Economia

Paulo Câmara anuncia investimento de R$ 47,2 milhões na agricultura familiar de Pernambuco