Apagão generalizado paralisa transporte e deixa República Tcheca sem energia
Falha em subestação deixa bairros da Praga às escuras e interrompe linhas de metrô
Um apagão atingiu vastas regiões da República Tcheca, provocando graves transtornos principalmente na capital, Praga, durante a tarde desta sexta-feira. O evento afetou não apenas milhares de residências, mas também interrompeu o transporte público e deixou pessoas presas em elevadores.
De acordo com a concessionária estatal ČEPS, o problema teve origem em uma falha no equipamento de comutação em Chodov, distrito ao sul de Praga, informa os jornais locais. A paralisação deixou sem energia elétrica não só a capital, mas também áreas das regiões da Boêmia do Norte (KhárnoVýchodní) e de Ústí, incluindo cidades como Ústí nad Labem e Teplice, além de incidentes localizados em Liberec, Jablonec e Česká Lípa.
Em Praga, o fornecimento foi interrompido em vários bairros, em especial no centro, Spořilov e Jižní Město. O apagão causou paralisação completa das três linhas do metrô (A, B e C), assim como de tram, ônibus elétricos e bondes. Autoridades de resgate registraram diversos chamados para retirar pessoas presas em elevadores residenciais e comerciais.
Leia também
• Explosão de posto de gasolina em Roma deixa 30 feridos
• Equipes de emergência ampliam área de busca após naufrágio na Indonésia
• Holanda enviará 20 veículos táticos para resgatar vítimas na Ucrânia; conheça modelo
Segundo o operador da rede de transporte municipal, as linhas do metrô já voltaram a operar (com exceção de ajustes pontuais, como a linha A não parando em Želivského), e a maior parte do sistema acima do solo está sendo gradualmente restabelecida. Ainda assim, a Companhia de Transportes de Praga (DPP) orienta os passageiros a adotarem rotas alternativas enquanto técnicos trabalham no restabelecimento completo do serviço.
O fornecimento de energia vem sendo retomado de forma gradual, mas ainda não há previsão oficial para a normalização total. A concessionária de energia local, Pražská energetika (PRE), informou que equipes técnicas seguem atuando para conter os impactos e que a extensão do apagão continua incerta.