Educação

Apesar de greve dos professores mantida, alunos da rede estadual voltam às aulas presenciais

Sintepe afirmou que vai recorrer da decisão do TJPE, que decretou a paralisação ilegal, e vai convocar uma assembleia geral

Volta às aulas na rede estadualVolta às aulas na rede estadual - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Apesar da deflagração da greve do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), cerca de 87 mil alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede pública estadual retornaram, nesta segunda-feira (19), às aulas presenciais.

Mesmo com protocolos mais rígidos e com rodízio de alunos, o sindicato afirmou que vai recorrer da decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que decretou a paralisação ilegal, e convocar uma assembleia geral, ainda na tarde desta segunda, para definir o rumo da greve.

De acordo com a vice-presidente do Sintepe, Ivete Caetano, a decisão da Justiça é uma negação do direito de greve, garantido na Constituição Federal, e que a classe irá recorrer pelo direito à vacina e à vida.

“O sindicato vai recorrer dessa decisão. Vamos ter uma reunião hoje à tarde e vamos renovar a categoria para uma assembleia para decidir”, disse. A categoria reivindica a vacinação de todos os profissionais da educação para só então as atividades presenciais serem retomadas.

“Foi publicada essa semana uma pesquisa de cinco universidades brasileiras que afirmam que a possibilidade de contaminação nas escolas é maior que em outros lugares. É três vezes mais a chance de ter Covid dentro da escola do que fora porque é uma escola é um espaço coletivo, espaço que circula muita gente e que tem aglomeração. Mesmo o governo dizendo que o protocolo garante a segurança sanitária, não garante. Não garante porque a pandemia está em descontrole. É garantido pelo distanciamento, isolamento social e pela vacina”, disse a vice-presidente do Sintepe reforçando que as escolas não são seguras.

No entanto, profissionais de educação de algumas Escolas de Referência em Ensino Médio (Erem) como o Santos Dumont, localizada no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e a Joaquim Távora, no bairro da Madalena, Zona Oeste, não aderiram à greve do Sintepe.

Os alunos não foram prejudicados e voltaram às salas de aulas seguindo os protocolos sanitários. 

“Os nossos alunos estão satisfeitos de poder retornar a escola que é um ambiente importantíssimo, que eles socializam e o aprendizado fica mais completo. Continuamos com o sistema híbrido com aulas presenciais e remotas para os alunos do 3º ano do Ensino Médio, mas estamos recebendo nossos alunos com todos os protocolos, com testagem de temperatura,, com os lavatórios, com álcool em gel e nossa equipe no controle para tentar fazer que eles tenham o distanciamento”, explicou a assistente de gestão do Erem Santos Dumont, Carolina Fittipaldi. 

“O importante é a gente oferecer segurança a todos que entram na escola”, completou a gestora. O estudante Ítalo Marques, de 16 anos, afirmou que ter aula remota não é a mesma coisa que a presencial e que sentiu falta de estar na sala de aula. “Senti mais falta dos professores, amigos, livros, senti falta do contato presencial”, destacou.

A assistente de Gestão do Erem Joaquim Távora, Solange Moares, afirmou que os alunos têm preferido o retorno das aulas presenciais mesmo tendo todo suporte do Governo do Estado para estudar de forma remota. Além disso, ressaltou que a escola está atendendo todos os protocolos de saúde.

"Estamos mantendo distanciamento, uso de máscara e o uso de álcool em gel”, destacou. “Aqui não tivemos nenhum profissional que aderiu à greve e nem vai aderir”, frisou.

O estudante João Moreira, de 17 anos, afirmou que sente um pouco de insegurança de voltar às escolas no modo presencial, até mesmo pelo fato dos professores não estarem vacinados, no entanto, ele diz que o EREM Joaquim Távora dá todo o suporte para que tenha segurança.

“A gente tem a insegurança, mas com os devidos cuidados com a mascar e o álcool em gel fica mais seguro. A escola tem todo cuidado com o distanciamento, com o álcool e com a máscara”, afirmou.

Veja também

Os 3 piores fatores que aceleram o declínio cognitivo, segundo novo estudo de Oxford
Saúde

Os 3 piores fatores que aceleram o declínio cognitivo, segundo novo estudo de Oxford

Monja Coen fala sobre câncer de pele: "estou num processo de cura"; veja os 4 sintomas da doença
Saúde

Monja Coen fala sobre câncer de pele: "estou num processo de cura"; veja os 4 sintomas da doença

Newsletter