PERNAMBUCO

Apesar de liberação para atividades presenciais, universidades em Pernambuco mantêm aulas remotas

Anúncio de retomada foi feito pelo governo do estado na segunda

Universidade Federal e PernambucoUniversidade Federal e Pernambuco - Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

Apesar da autorização dada pelo governo de Pernambuco para a retomada das aulas presenciais no ensino superior a partir do dia 8 de setembro, instituições como a Universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco (UFPE e UFRPE), além da Universidade de Pernambuco (UPE) informaram que vão manter o ensino remoto. A ideia é que os cronogramas anteriormente definidos pelas faculdades também não devem ser alterados.

A UFPE informou que vai seguir as orientações do Ministério da Educação (MEC), que prorrogou, até 31 de dezembro de 2020, a autorização para que o ensino presencial seja substituído por aulas remotas por meios tecnológicos. Até o fim do semestre 2020.3, as atividades devem ser remotas e, até esta terça-feira (1º), não há previsão de mudanças. Já a UFRPE continuará com o Período Letivo Excepcional (PLE) até março de 2021, com aulas sendo ministradas de maneira remota.

Segundo a UPE, a nova situação “exige uma análise com a devida cautela para o retorno com a total segurança sanitária para a comunidade acadêmica” e, por isso, o cronograma anteriormente definido pela instituição fica mantido.

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) utilizou as redes sociais para informar que vai manter as atividades acadêmicas de forma remota. A instituição também disse que “vem adotando medidas de prevenção e combate à Covid-19, mas só retomará as aulas presenciais quando houver total segurança sanitária para seus alunos, professores e funcionários”.

O decreto que suspendia as aulas presenciais em todo o estado entrou em vigor no dia 18 de março, dias depois dos primeiros registros de casos de coronavírus no estado. Apesar de autorizada a retomada das aulas presenciais no ensino superior, permanece até o dia 15 de setembro a proibição de atividades presenciais na educação básica.

Veja também

Bebê de 1 ano e 8 meses foge de casa na madrugada e é encontrado na rua com cachorro caramelo
Belém

Bebê de 1 ano e 8 meses foge de casa na madrugada e é encontrado na rua com cachorro caramelo

Pobreza atinge 41,7% da população na Argentina
ARGENTINA

Pobreza atinge 41,7% da população na Argentina

Newsletter