Logo Folha de Pernambuco
SÃO JOÃO

Apevisa reforça fiscalização sanitária durante festas juninas em Pernambuco

Objetivo é garantir a segurança sanitária da população durantes os festejos

Equipes estarão mobilizadas para monitorar as condições sanitárias dos espaços durante as festas juninasEquipes estarão mobilizadas para monitorar as condições sanitárias dos espaços durante as festas juninas - Foto: Eliese Henrique/Secom

Com foco na prevenção de riscos à saúde pública durante os festejos juninos, a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) intensificará suas atividades de fiscalização em todo o estado.

As ações serão realizadas em articulação com as Vigilâncias Sanitárias Municipais (Visas), oferecendo suporte técnico e operacional para garantir segurança sanitária em grandes eventos.

Durante as festividades, as equipes estarão mobilizadas para monitorar as condições sanitárias dos espaços, inspecionar estabelecimentos de alimentação, verificar a limpeza, a estrutura física dos locais e assegurar o controle de fluxo em situações emergenciais.

O objetivo é atuar de forma preventiva diante de riscos associados às aglomerações típicas do período.

A coordenadora da 4ª Regional da Apevisa, Milleny Amador, destaca a importância da presença técnica do órgão nos municípios durante o mês de junho. 

“Estamos atuando em cidades como Gravatá, Bezerros e Santa Cruz do Capibaribe, oferecendo suporte técnico às equipes locais, principalmente na inspeção de serviços de alimentação, controle da qualidade da água, avaliação das estruturas físicas e prevenção de riscos sanitários. A presença da equipe regional permite padronizar procedimentos, identificar não conformidades e oferecer respostas rápidas diante de irregularidades. Esse trabalho conjunto entre Estado e municípios é fundamental para garantir ambientes mais seguros e minimizar riscos à saúde pública”, destacou.

As atividades programadas se baseiam nos conteúdos debatidos no seminário “Eventos de massa: atribuições dos componentes da Vigilância em Saúde”, que ocorreu nos dias 27 e 28 de maio. 

A formação capacitou 64 profissionais presencialmente e outros 134 de forma remota, incluindo servidores da Apevisa, Visas Municipais e representantes da Vigilância em Saúde estadual.

Para a diretora da Apevisa, Karla Baeta, o seminário foi decisivo para o alinhamento das estratégias de atuação. 

“Todo o conteúdo abordado — desde o planejamento prévio, as ações durante os eventos e a elaboração de relatórios com os resultados consolidados — será colocado em prática não apenas nas festas juninas, mas também em outras festividades típicas, como o Carnaval e o Festival de Inverno, que envolvem públicos acima de cem pessoas”, afirmou.

Veja também

Newsletter