Aplicativo Atende em Casa já tem mais de 60 mil cadastrados

Ferramenta está disponível para mais de 70 cidades pernambucanas e atende pessoas com sintomas gripais

Plataforma Atende em CasaPlataforma Atende em Casa - Foto: Cortesia

A partir desta quarta-feira (20), Pesqueira, São Caetano, Sanharó, Jurema e Bonito, fixados na IV Gerência Regional de Saúde (Geres), no Agreste, começam a ser assistidos pelo web aplicativo Atende em Casa, plataforma que oferece suporte a pessoas com sintomas de síndromes gripais através da internet.

Com a inserção desses municípios, subirá para 71 o números de localidades do Estado com a oferta do serviço, realizado através de uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura do Recife.

Até o momento, mais de 63,2 mil pessoas já se cadastraram na plataforma, que faz um atendimento por etapas. Primeiro, o usuário responde a um questionário com informações pessoais e sobre os sintomas presentes. O sistema então faz uma análise da escala de risco para oferecer o suporte adequado ao paciente.

Nos casos leves, são feitas apenas algumas recomendações, incluindo o isolamento domiciliar. Aquelas pessoas que apresentam sintomas mais graves são encaminhadas para uma teleorientação com um profissional de saúde, médico, médico residente ou enfermeiro. A partir disso, podem receber a recomendação de procurar uma unidade de saúde para avaliação presencial.

Leia também:
Tecnologia pretende ajudar recifenses a ficarem em casa
Aplicativo Movimenta Recife estimula a população a praticar exercícios físicos dentro de casa  

Até a última segunda-feira (18), foram realizadas cerca de 21,5 mil teleorientações, com mais 8,2 mil chamadas de vídeo com um profissional. Ao todo, mais de 7,3 mil pessoas foram orientadas a procurar uma unidade de saúde e mais de 12,7 mil a permanecer em isolamento domiciliar. O aplicativo está disponível pelo site www.atendeemcasa.pe.gov.br e para smartphones com sistema Android.

Confira a lista completa das cidades beneficiadas com o Atende em Casa: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata, Camaragibe, Moreno, Itapissuma, Ipojuca, Ilha de Itamaracá, Igarassu, Araçoiaba, Abreu e Lima, Chã de Alegria, Glória de Goitá, Pombos, Fernando de Noronha, Chã Grande, Vitória de Santo Antão, Goiana, Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada, Arcoverde, Palmares, Ouricuri, Petrolândia, Tupanatinga, Custódia, Sertânia, Araripina, Venturosa, Inajá, Jatobá, Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Triunfo, Alagoinha, Santa Cruz do Capibaribe, Águas Belas, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Capoeiras, Correntes, Canhotinho, Calçados, Iati, Jucati, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha, Escada, Lagoa dos Gatos, Primavera, Rio Formoso, Pesqueira, São Caetano, Sanharó, Jurema e Bonito.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Veja também

Curso aprimora habilidade de idosos para identificar fake news
Educação

Curso aprimora habilidade de idosos para identificar fake news

Polícia Rodoviária: homem é detido com 22,9 Kg de maconha após fuga em Sertânia
PRF

Polícia Rodoviária: homem é detido com 22,9 Kg de maconha após fuga em Sertânia