Notícias

Após incêndio, começam obras na cobertura de Notre-Dame

Está prevista chuva na quarta-feira (24) em Paris e a infiltração de água poderia danificar o edifício e as obras de arte que ainda estão dentro da catedral

Obras na Catedral de Notre-Dame, em ParisObras na Catedral de Notre-Dame, em Paris - Foto: Christophe Archambault/AFP

As obras de cobertura para proteger da chuva a catedral de Notre-Dame de Paris começaram nesta terça-feira (23), oito dias depois do devastador incêndio que destruiu parcialmente o monumento gótico. "As obras de cobertura começaram", disse à AFP assessor de imprensa da Notre-Dame, André Finot. "Começaremos com a abóboda e depois passaremos para a nave", acrescentou.

Está prevista chuva na quarta-feira (24) em Paris e a infiltração de água poderia danificar o edifício e as obras de arte que ainda estão dentro da catedral, que já recebeu quantidades significativas de água durante a operação dos bombeiros para apagar o fogo em 15 de abril. Nas próximas semanas, um imenso "guarda-chuva" será implantado para proteger a catedral.

Leia também:
Abelhas de Notre-Dame escaparam de incêndio
Em Paris, católicos rezam por 'renovação' na Páscoa, após incêndio de Notre-Dame


O presidente Emmanuel Macron estabeleceu uma meta de 5 anos para a reconstrução da catedral, um prazo que divide os especialistas. Segundo vários arquitetos, a fase que precederá as obras de reconstrução será a mais longa e complexa: limpeza e saneamento do monumento, investigação sobre as causas do acidente, consolidação das partes mais frágeis, licitações...

A isso se somará o concurso internacional lançado para reconstruir a emblemática torre em forma de agulha de 93 metros que desabou nos primeiros 90 minutos do incêndio. Depois, a tecnologia permitirá um rápido progresso na reconstrução.

Os primeiros indícios sugerem que o incêndio se originou acidentalmente, provavelmente por um curto-circuito, mas os especialistas terão que estudar minuciosamente todos os restos calcinados em busca de provas para determinar exatamente as causas.

A Catedral de Notre-Dame é o monumento histórico mais visitado da Europa, com 12 a 14 milhões de turistas anuais.

Veja também

Morre Eliseu Neto, ativista liderou ação que criminalizou homofobia
LUTO

Morre Eliseu Neto, ativista liderou ação que criminalizou homofobia

Jaboatão disponibiliza tratamento para esporotricose em gatos através do CVA
Folha Pet

Jaboatão disponibiliza tratamento para esporotricose em gatos através do CVA

Newsletter