saúde

Recife volta a registrar caso de influenza; infectado é criança de 4 anos e não teria sido vacinado

Paciente reside no bairro de Jardim São Paulo, na Zona Oeste da cidade

Vacinação contra a InfluenzaVacinação contra a Influenza - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Após oito meses sem o Recife registrar novos casos, o vírus da influenza tipo B volta a circular na capital pernambucana. De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), uma criança de 4 anos, residente no bairro de Jardim São Paulo, na Zona Oeste da cidade, positivou para a doença durante a Semana Epidemiológica (SE) 38 - 18 a 24 de setembro. Não há registro de que o menino tenha recebido a vacina contra a gripe na cidade, informou a Sesau.

O garoto começou a sentir os sintomas no último dia 8 de setembro e, segundo a secretaria, foi atendido em um hospital da rede municipal. Como o quadro de saúde do infectado não era grave, ele recebeu alta. 

Antes desse caso, o último confirmado de influenza na capital pernambucana havia sido notificado no início do ano, na chamada SE 3 - entre 16 a 22 de janeiro. 
 

Vacinação
A Sesau informou não ter registro de que a criança tenha recebido a vacina contra a doença na capital. Apesar disso, diversas campanhas de vacinação contra a gripe, doença provocado pelo vírus da influenza, foram realizadas no Estado.

Inicialmente, o imunizante foi disponibilizado para grupos prioritários, como idosos; trabalhadores de saúde; crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; funcionários do Sistema Privado de liberdade e população privada de liberdade.

Já a partir de julho, a vacina contra a gripe, que inclui as cepas H1N1, H3N2, Darwin e tipo B, foi disponibilizada para toda a população a partir dos seis meses de idade. O imunizante continua disponível nos postos de saúde.

Veja também

EUA anuncia medida para proteger informações médicas de pessoas que fizeram abortos
Saúde

EUA anuncia medida para proteger informações médicas de pessoas que fizeram abortos

Presidente da Turquia visita Iraque com água, petróleo e segurança na agenda
Mundo

Presidente da Turquia visita Iraque com água, petróleo e segurança na agenda

Newsletter