App Atende em Casa chega a Goiana e Garanhuns

Mais de 220 mil pessoas serão beneficiadas

Central de atendimento do app “Atende em Casa"Central de atendimento do app “Atende em Casa" - Foto: Arthur Mota / Folha de Pernambuco

A partir desta quarta-feira (29), moradores dos municípios de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, e de Garanhuns, no Agreste do Estado, passam a contar com o aplicativo Atende em Casa, que orienta e encaminha para unidades de saúde paciente com suspeitas ou confirmação da Covid-19. Mais de 220 mil pessoas serão beneficiadas.

A ferramenta, que é uma iniciativa do Governo de Pernambuco em parceria com a Prefeitura do Recife, registrou, até o último domingo (26), mais de 6.499 pessoas cadastradas e 1.418 tele-orientações realizadas pelos 70 profissionais de saúde que fazem os atendimentos através do aplicativo.

Leia também:
App “Atende em Casa” já fez mais de 21 mil atendimentos e ganha expansão para Agreste e Sertão
'Atende em Casa', abrangerá mais quatro cidades da RMR
Governo do Estado vai ampliar aplicativo Atende em Casa

Com as duas novas cidades contempladas com o Atende em Casa, já é 11 o número de municípios abrangidos: Recife; Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata e Camaragibe, na Região Metropolitana da capital pernambucana; além de Caruaru e Garanhuns, no Agreste; Serra Talhada, no Sertão; Goiana, na Zona da Mata Norte.

A expectativa do Governo do Estado é de que a ferramenta chegue, já nos próximos dias, aos municípios de Moreno, Ipojuca, Igarassu, Araçoiaba, Abreu e Lima, na RMR, e também em Itapissuma e Ilha de Itamaracá, no Litoral Norte.

Com a expansão, novos 40 profissionais de saúde já estão sendo treinados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), responsável por coordenar os atendimentos fora do Recife, e devem se juntar aos demais atendentes , reforçando as escalas de plantão.

Os profissionais recebem orientações quanto ao uso do aplicativo, protocolos clínicos da Covid-19 e fluxo de atendimento nas unidades de saúde. O aplicativo Atende está disponível no site www.atendeemcasa.pe.gov.br. Apesar de disponível para todos os sistemas, o app só permite aos smartphones com sistema Android a opção de videochamadas e orientações aos usuários.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Veja também

Navegue na edição digital da Folha Mais deste fim de semana
Impresso

Navegue na edição digital da Folha Mais deste fim de semana

Além da preparação para provas, Enem vai exigir medidas de prevenção contra o novo coronavírus
Enem

Além da preparação para provas, Enem vai exigir medidas de prevenção contra o novo coronavírus