App do Carnaval do Recife traz recurso de selfie personalizada

Aplicativo está totalmente reformulado, podendo ser utilizado tanto em inglês quanto em português

A secretária de Turismo, Ana Paula Vilaça, apresentou o novo appA secretária de Turismo, Ana Paula Vilaça, apresentou o novo app - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

O aplicativo do Carnaval do Recife volta reformulado para a festa de 2018. Além de ter acesso à agenda de shows, o folião pode consultar os polos de folia, mapa com restaurantes, hotéis e festas próximas e tirar uma selfie personalizada, com as artes do carnaval recifense, podendo compartilhar diretamente a foto nas redes sociais. Gratuito, o app está disponível a partir desta sexta-feira (26) nas plataformas iOS e Android, em inglês e português. A expectativa é que 50 mil pessoas baixem a ferramenta.

O app tem quatro opções no menu principal: Selfie do carnaval, Programação, Serviços e Mapa. Na Selfie, o público pode utilizar molduras com Rei Momo, Caboclo de Lança, Maracatu, Jota Michiles e Nena Queiroga - esses dois últimos homenageados da festa recifense. Já na Programação, é disponibilizada, na íntegra, toda a agenda oficial do município, seja nos polos principais quanto nos descentralizados. O usuário pode filtrar as informações elencadas por dia, polo e artista, bem como montar uma Agenda com as festas desejadas. Ainda, é possível ser avisado, com 45 minutos de antecedência, sobre o evento selecionado.

As informações de festas sem apoio da Prefeitura, como os blocos de rua e bailes em ambientes fechados, ficam na seção Serviços, dentro da opção Outros eventos. É importante que o responsável pelo evento cadastre as informações no site.carnavalrecife.com. Por fim, na opção Mapa, o folião tem acesso a endereços mais próximos dele, através da geolocalização, dos polos, postos de saúde, locais de hospedagem, restaurantes e pontos com wi-fi gratuito da Prefeitura, tendo acesso ao trajeto necessário para chegar até a área desejada.

Leia também:
Confira as dicas de Carnaval da cantora Nena Queiroga
Carnaval deve atrair 1,7 milhão de turistas para Pernambuco
Campanha usa aplicativo de celular para denunciar assédio no Carnaval


O menu secundário oferece recursos como dicas de alimentação, saúde e hidratação; informações institucionais do Carnaval do Recife e curiosidades como decoração e perfil dos homenageados da folia da Capital.

Em anos anteriores, com exceção de 2017, o aplicativo só tinha a lista de shows. “Esse ano está cheio de novidades. Além da programação oficial, disponibilizamos informações sobre outros eventos (não promovidos pela Prefeitura), serviços, dicas, meios de hospedagem, roteiros para o Carnaval. Tudo isso num layout moderno e dinâmico”, explicou a secretária de Turismo do Recife, Ana Paula Vilaça. “É uma ferramenta útil, tanto para os recifenses quanto para os turistas que vem acompanhar essa festa grandiosa”, disse.

Outras tecnologias
A Prefeitura Municipal (PCR) anunciou um reforço no sistema do Conecta Recife, o wifi gratuito ofertado em 138 locais públicos. No Marco Zero, principal ponto de folia, o serviço poderá comportar, ao mesmo tempo, até 7 mil pessoas. A PCR também colocou no Spotify, serviço de streaming musical, uma playlist com 130 músicas carnavalescas de Nena Queiroga e Jota Michiles.

As redes sociais oficiais no Facebook (fb.com/carnavaldorecifeoficial), e Twitter e Instagram (@carnavalrecife) ficarão de olho nos festejos. Por fim, quem utilizar o aplicativo Cittamobi poderá simular o trajeto de ônibus durante a folia.

Veja também

Áreas de lazer reabertas atraem milhares de cariocas em domingo de sol
RIO DE JANEIRO

Áreas de lazer reabertas atraem milhares em domingo de sol

Espanha determina confinamento de 200 mil pessoas
Coronavírus

Espanha determina confinamento de 200 mil pessoas