App do Carnaval do Recife traz recurso de selfie personalizada

Aplicativo está totalmente reformulado, podendo ser utilizado tanto em inglês quanto em português

A secretária de Turismo, Ana Paula Vilaça, apresentou o novo appA secretária de Turismo, Ana Paula Vilaça, apresentou o novo app - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

O aplicativo do Carnaval do Recife volta reformulado para a festa de 2018. Além de ter acesso à agenda de shows, o folião pode consultar os polos de folia, mapa com restaurantes, hotéis e festas próximas e tirar uma selfie personalizada, com as artes do carnaval recifense, podendo compartilhar diretamente a foto nas redes sociais. Gratuito, o app está disponível a partir desta sexta-feira (26) nas plataformas iOS e Android, em inglês e português. A expectativa é que 50 mil pessoas baixem a ferramenta.

O app tem quatro opções no menu principal: Selfie do carnaval, Programação, Serviços e Mapa. Na Selfie, o público pode utilizar molduras com Rei Momo, Caboclo de Lança, Maracatu, Jota Michiles e Nena Queiroga - esses dois últimos homenageados da festa recifense. Já na Programação, é disponibilizada, na íntegra, toda a agenda oficial do município, seja nos polos principais quanto nos descentralizados. O usuário pode filtrar as informações elencadas por dia, polo e artista, bem como montar uma Agenda com as festas desejadas. Ainda, é possível ser avisado, com 45 minutos de antecedência, sobre o evento selecionado.

As informações de festas sem apoio da Prefeitura, como os blocos de rua e bailes em ambientes fechados, ficam na seção Serviços, dentro da opção Outros eventos. É importante que o responsável pelo evento cadastre as informações no site.carnavalrecife.com. Por fim, na opção Mapa, o folião tem acesso a endereços mais próximos dele, através da geolocalização, dos polos, postos de saúde, locais de hospedagem, restaurantes e pontos com wi-fi gratuito da Prefeitura, tendo acesso ao trajeto necessário para chegar até a área desejada.

Leia também:
Confira as dicas de Carnaval da cantora Nena Queiroga
Carnaval deve atrair 1,7 milhão de turistas para Pernambuco
Campanha usa aplicativo de celular para denunciar assédio no Carnaval


O menu secundário oferece recursos como dicas de alimentação, saúde e hidratação; informações institucionais do Carnaval do Recife e curiosidades como decoração e perfil dos homenageados da folia da Capital.

Em anos anteriores, com exceção de 2017, o aplicativo só tinha a lista de shows. “Esse ano está cheio de novidades. Além da programação oficial, disponibilizamos informações sobre outros eventos (não promovidos pela Prefeitura), serviços, dicas, meios de hospedagem, roteiros para o Carnaval. Tudo isso num layout moderno e dinâmico”, explicou a secretária de Turismo do Recife, Ana Paula Vilaça. “É uma ferramenta útil, tanto para os recifenses quanto para os turistas que vem acompanhar essa festa grandiosa”, disse.

Outras tecnologias
A Prefeitura Municipal (PCR) anunciou um reforço no sistema do Conecta Recife, o wifi gratuito ofertado em 138 locais públicos. No Marco Zero, principal ponto de folia, o serviço poderá comportar, ao mesmo tempo, até 7 mil pessoas. A PCR também colocou no Spotify, serviço de streaming musical, uma playlist com 130 músicas carnavalescas de Nena Queiroga e Jota Michiles.

As redes sociais oficiais no Facebook (fb.com/carnavaldorecifeoficial), e Twitter e Instagram (@carnavalrecife) ficarão de olho nos festejos. Por fim, quem utilizar o aplicativo Cittamobi poderá simular o trajeto de ônibus durante a folia.

Veja também

Espanha considera 'estado de alarme' por Covid-19; Madri impõe novas restrições
Coronavírus

Espanha considera 'estado de alarme' por Covid-19; Madri impõe novas restrições

É irônico brancos serem tão sensíveis a falar de raça, diz autora de livro sobre antirracismo
Literatura

É irônico brancos serem tão sensíveis a falar de raça, diz autora de livro sobre antirracismo