App facilita troca de reclicláveis por desconto na conta de luz

Aplicativo está disponível para os sistemas Androide, IOS e Windows Phone.

Aplicativo Vale Luz, da CelpeAplicativo Vale Luz, da Celpe - Foto: Divulgação/Celpe

Um aplicativo gratuito para smartphones foi lançado pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), nesta quinta-feira (13), para facilitar o acesso de clientes ao Vale Luz Celpe. O projeto consiste em reduzir o valor da conta de energia mediante a coleta de materiais recicláveis. O app está disponível para os sistemas Androide, IOS e Windows Phone.

Leia mais:
Garoto cai em caixa d’água ao tentar selfie em Olinda
Gravação interdita ponte e engarrafa Centro do Recife


Para acessar o aplicativo, o consumidor deve entrar na loja de compra disponíveis no smartphone, buscar “Vale Luz Cliente” e instalar gratuitamente. É preciso fazer um cadastro mediante o número da Conta Contrato de energia, endereço, e-mail e telefone de contato. É possível cadastrar até duas contas contrato por CPF. Após a instalação, o cliente deve confirmar o cadastro por e-mail.

Após se cadastrar no app, não é preciso que o consumidor apresente a conta de energia quando for deixar os resíduos recicláveis. É preciso, apenas, informar o número do CPF, entregar os resíduos e, após pesagem, acompanhar o valor a ser creditado na conta de energia pelo próprio aplicativo.

O aplicativo também fornece informações sobre a localização e se os pontos de coleta estão abertos ou fechados; dados sobre quais são os materiais recicláveis aceitos e os preços; permite acompanhar os créditos gerados mensalmente através da entrega dos resíduos para desconto na conta de energia.

Os materiais aceitos para a reciclagem são latas de alumínio e ferro, papel (papel branco, revista, jornal, panfleto), papelão e plásticos (garrafas pet, embalagens de detergente e produtos de higiene, água sanitária). É importante lembrar que papéis e plásticos, não podem estar sujos ou molhados e as latas de alumínio, sem areia, pedra ou materiais que comprometam a pesagem.

O Projeto Vale Luz também ampliou os pontos de coleta de materiais recicláveis (veja tabela abaixo). Agora, além de um contêiner fixo no estacionamento do Shopping Recife, o projeto conta com tendas itinerantes para o recebimento de resíduos. Em cada dia da semana, três pontos de coleta serão montadas em diferentes locais do Recife, Olinda e Abreu e Lima

Projeto
O Vale Luz foi criado em 2008 e um caminhão do projeto visita quinzenalmente comunidades de baixa renda do Grande Recife. No ano passado, a Celpe também estendeu a iniciativa para condomínios situados no Recife e em Olinda.

Desde o inicio do projeto, em 2008, até o mês passado, mais de 4 mil consumidores já foram atendidos. O Vale Luz arrecadou cerca de 830 toneladas de material reciclável e concedeu mais de R$ 159 mil em descontos na conta de energia.

Veja também

Nota de quem erra só uma questão no Enem pode variar até 92 pontos
Enem

Nota de quem erra só uma questão no Enem pode variar até 92 pontos

Anvisa decide liberação de vacinas contra a Covid-19; acompanhe a reunião ao vivo
Saúde

Anvisa decide liberação de vacinas contra a Covid-19; acompanhe a reunião ao vivo