Apps de transporte no radar do Recife

Trazemos os detalhes do projeto de lei da PCR que propõe, entre outros itens, a cobrança de tributos municipais, além da inscrição do motorista como contribuinte individual do INSS

Leusa Santos, editora-executiva da Folha de PernambucoLeusa Santos, editora-executiva da Folha de Pernambuco - Foto: Arthur de Souza/Arquivo Folha

Pouco mais de um mês após ter sido sancionada pelo presidente Michel Temer, a regulamentação dos serviços de transporte por aplicativos - como Uber, Cabify e 99 POP - chega à capital pernambucana. Na manchete desta edição, trazemos os detalhes do projeto de lei da Prefeitura do Recife que propõe, entre outros itens, a cobrança de tributos municipais, além da inscrição do motorista como contribuinte individual do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O assunto gera polêmica entre as operadoras de apps de transporte, os motoristas desses serviços, taxistas e também usuários. Qualidade na prestação do serviço, segurança, adequação dos veículos utilizados para o transporte, entre outros aspectos, são alguns temas de discussão entre os que utilizam os apps, os táxis ou ambos.

Uma coisa é certa: a regulamentação veio para ficar e deverá ser aplicada com a proposta de garantir equidade com aqueles que já operam nas ruas, os taxistas. Não é fácil uma mudança e, principalmente, quando envolve interesses conflitantes. A regulamentação chegou com protesto no Rio de Janeiro. Aqui, já houve manifestações de ambos os lados. As regras que irão regular a operação dos apps serão administradas pela CTTU e compõem o projeto de lei que a Prefeitura do Recife enviou para a Câmara Municipal. Leia mais detalhes em Zoom.

Também no caderno, trazemos uma reportagem especial sobre o Dia das Mães sob o viés do futuro. Um futuro que já está presente, mas ainda precisa de muitos passos largos para se fazer realidade: a maternidade do século 21. Garimpamos histórias de pessoas que, impossibilitadas de gerar um filho, recorreram à barriga solidária, inseminação artificial - que são métodos mais comuns, embora não tão usuais.

Mas também há outros que ainda geram certo preconceito, como a doação de óvulos e a gestação por mulheres trans. Este último método ainda encontra desafios que precisam ser superados pela ciência. Ainda sobre mães, você confere, em Sabores, um roteiro especial de restaurantes para aquele almoço em família. Em Persona, clicamos mamães que tiveram gêmeos e também tem conteúdo extra no Portal FolhaPE, em Roberta Jungmann.

No nosso especial Rússia2018, abordamos detalhes sobre duas potências: Brasil e Alemanha. Lembrou-se do 7x1? Pois é. Nós também. Mas que águas passadas sejam passadas realmente, não é mesmo? No especial você também conhece um pouco sobre Sochi, Caliningrado e Iecaterimburgo - três cidades russas que sediam jogos. Aproveite! Em Panorama, confira entrevista com o pré-candidato à Presidência, Ciro Gomes (PDT).

Boa leitura!

Veja também

Hospital Veterinário do Recife abre seleção para estágio obrigatório
Folha Pet

Hospital Veterinário do Recife abre seleção para estágio obrigatório

Cartilha explica leis trabalhistas do Brasil para imigrantes
INFORMATIVO

Cartilha explica leis trabalhistas do Brasil para imigrantes