CRIME AMBIENTAL

Arara-vermelha é resgatada durante fiscalização da PRF na BR 116, em Salgueiro

Ave saiu de Juazeiro e era transportada em uma caixa de papelão

Se condenado, motorista que transportava ave pode pegar detenção de seis meses a um ano, além de pagar multaSe condenado, motorista que transportava ave pode pegar detenção de seis meses a um ano, além de pagar multa - Foto: PRF/Divulgação

Na noite da última sexta-feira (23), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou uma arara-vermelha, que estava sendo transportada dentro de uma caixa de papelão. Policiais realizavam uma blitz na BR 116, em Salgueiro, Sertão de Pernambuco, quando abordaram um caminhão de mudança e encontraram a ave. 

Os Policiais realizavam uma blitz no km 26 da rodovia, quando abordaram um caminhão que realizava o serviço de frete. Em revista na cabine do veículo, foi encontrada uma caixa de papelão onde era transportada a arara-vermelha. 

O motorista do veículo não portava nenhum documento que autorizasse o transporte do animal sendo autuado durante a fiscalização. Ele informou que recebeu R$ 200 de um amigo para realizar o transporte do pássaro de Juazeiro, na Bahia, até Salgueiro. 

A equipe lavrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO),  com base na Lei 9605 Art. 29, III, para o condutor por crime ambiental. Se condenado o motorista pode pegar detenção de seis meses a um ano, e multa.

A arara foi encaminhada ao Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), em Petrolina, para receber os devidos cuidados.

Veja também

Dengue: Brasil desconhece real taxa de letalidade da doença em 2024, afirmam especialistas
SAÚDE

Dengue: Brasil desconhece real taxa de letalidade da doença em 2024, afirmam especialistas

Kim Jong-un supervisiona teste foguetes durante visita de secretário de Estado dos EUA
mundo

Kim Jong-un supervisiona teste foguetes durante visita de secretário de Estado dos EUA