Logo Folha de Pernambuco

Vacina

Área técnica da Anvisa recomenda aprovação da Coronavac

Agora, essa recomendação deve ser analisada pela diretoria da agência, que decidirá sobre a liberação ou não do uso emergencial

Coronavac, produzida pelo Butantan no BrasilCoronavac, produzida pelo Butantan no Brasil - Foto: Divulgação/Instituto Butantan

 Após análise de dados enviados pelo Butantan, a área técnica da gerência-geral de medicamentos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendou a aprovação da Coronavac, vacina desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac em parceria com o instituto paulista.

Agora, essa recomendação deve ser analisada pela diretoria da agência, que decidirá sobre a liberação ou não do uso emergencial. A votação ocorrerá nas próximas horas.

O Butantan pede aval para uso de 6 milhões de doses da vacina importada da China. O parecer pela aprovação ocorre "tendo em vista o cenário da pandemia, o aumento do número de casos da Covid e a ausência de alternativas terapêuticas", disse o gerente-geral de medicamentos, Gustavo Mendes.


A medida, diz, é condicionada ao monitoramento e ao acompanhamento próximo de incertezas apontadas, como esclarecimentos que ainda precisam ser enviados pelo instituto sobre dados de aplicação de uma segunda dose e eficácia, por exemplo.

A recomendação também é sujeita à reavaliação periódica, diz. "Se não olharmos com muito cuidado e de maneira muito próxima como vai ser o desempenho dessa vacina ao longo do tempo, temos o risco de não conhecermos a eficácia real com dados robustos", ponderou.

A agência agendou para 25 de janeiro uma inspeção de boas práticas clínicas para checagem de dados junto ao Butantan. "O objetivo dos especialistas é ir a fundo em todos os documentos."

Veja também

Falta de energia elétrica atinge escolas públicas em São Paulo
APAGÃO

Falta de energia elétrica atinge escolas públicas em São Paulo

Brasil condena ataques de Israel contra bases da ONU no Líbano
guerra

Brasil condena ataques de Israel contra bases da ONU no Líbano

Newsletter