Coronavírus

Argentina vai testar vacina para Covid-19

O anúncio em Buenos Aires foi feito no final de uma audiência do presidente com os executivos da empresa e a Fundación Infant

Pessoas caminham de máscaras pelas ruas de Buenos AiresPessoas caminham de máscaras pelas ruas de Buenos Aires - Foto: Juan MABROMATA / AFP

A Argentina foi selecionada para testar uma vacina contra a Covid-19, em um projeto promovido pela multinacional BioNTech-Pfizer, anunciou o presidente Alberto Fernández. 

"A Argentina é o único país da região onde uma das fases de testes de uma possível vacina contra a Covid-19 será realizada", escreveu Fernández em uma rede social nesta sexta-feira (10). 

A empresa alemã BioNTech e o laboratório farmacêutico americano Pfizer relataram resultados preliminares positivos para a iniciativa conjunta de vacinação contra o novo coronavírus em 45 participantes há uma semana. 

 

A vacina experimental BNT162b1 "é capaz de gerar uma resposta de anticorpos neutralizantes em seres humanos em níveis maiores ou iguais aos observados nos soros convalescentes, e o faz em doses relativamente baixas", disse Ugur Sahin, diretor-executivo da BioNTech, citado em um comunicado de ambas as empresas em Washington.

Na capital argentina, as empresas explicaram em nota divulgada nesta sexta-feira que "a seleção de um centro na Argentina para realizar esses estudos foi baseada em diferentes fatores, que incluem a experiência científica,as capacidades operacionais da equipe do pesquisador principal, o epidemiologia da doença, assim como a experiência anterior da Argentina na condução de estudos clínicos". 

O anúncio em Buenos Aires foi feito no final de uma audiência do presidente com os executivos da empresa e a Fundación Infant, na residência oficial de Olivos. 

As empresas planejam iniciar a primeira fase dos estudos em julho, assim que receberam as aprovações regulatórias. 

A vacina da Pfizer Inc. e da BioNTech SE é uma das doze que estão sendo testadas em seres humanos (fase clínica) em todo o mundo, de acordo com registros da Organização Mundial da Saúde (OMS), informou o governo em comunicado à imprensa. 

A Argentina superou 90.000 infecções pelo coronavírus, com 1.749 mortes e quase 40.000 pacientes recuperados.

Veja também

Rodoviários interditam Terminal Integrado do Xambá, em Olinda, por falta de abastecimento de água
OLINDA

Rodoviários interditam Terminal Integrado do Xambá, em Olinda, por falta de abastecimento de água

Musk rejeita ordem australiana para retirada de vídeo de ataque em Sydney
REDES SOCIAIS

Musk rejeita ordem australiana para retirada de vídeo de ataque em Sydney

Newsletter