Descoberta arqueológica

Arqueólogos encontram múmia de pelo menos 800 anos no Peru

Pesquisadores acreditam que o corpo era de um homem que tinha entre 25 e 30 anos quando morreu

Pesquisadores acreditam que a múmia era um homem que tinha entre 25 e 30 anos quando morreuPesquisadores acreditam que a múmia era um homem que tinha entre 25 e 30 anos quando morreu - Foto: Divulgação/Universidade Nacional de San Marcos

Uma equipe de arqueólogos encontrou, no Peru, uma múmia em perfeito estado de conservação. O grupo da Universidade Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM) trabalhava no sítio arqueológico do distrito de Cajamarquilla quando se deparou com o corpo conservado em uma estrutura funerária subterrânea oval.

A múmia, segundo os pesquisadores, seria um homem que teria sido sepultado entre 800 e 1.200 anos atrás, época do Império Inca.

Além disso, devido às características dos restos mortais, é provável que aquela tenha sido uma pessoa importante na sociedade.

O corpo foi encontrado em posição fetal, amarrado por cordas e com as mãos cobrindo a face, que é um padrão de cerimônia fúnebre dos montanheses que viviam na área.

Segundo os pesquisadores da universidade, isso poderia provar que o local teria sido ocupado por litorâneos e montanheses durante o final do período pré-hispânico - antes da chegada dos colonizadores espanhóis.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by UNMSM (@unmsm_)

Foram encontrados, junto aos restos mortais, objetos que podem ter sido colocados lá como oferenda, como peças de cerâmica, ferramentas de pedra e vegetais. Ainda foram achados ossos de animais do lado de fora da tumba. 

Estima-se que o homem teria entre 25 e 30 anos quando morreu, porém ainda será necessário realizar análises de carbono mais profundas para determinar o período exato no qual a múmia viveu e mais detalhes sobre a identidade dela.

Veja também

Diretora da Folha de Pernambuco, Mariana Costa ganha homenagem
HOMENAGEM

Diretora da Folha de Pernambuco, Mariana Costa ganha homenagem

Biblioteca perdoa dívida de clientes mediante apresentação de fotos de gato
Folha Pet

Biblioteca perdoa dívida de clientes mediante apresentação de fotos de gato