Notícias

Arquidiocese abre preparação para Congresso Eucarístico Nacional

Missa no Santuário de Fátima deu início ao Ano Eucarístico Arquidiocesano; evento será de 12 a 15 de novembro de 2020

Cardeal dom Sérgio Rocha presidiu a celebraçãoCardeal dom Sérgio Rocha presidiu a celebração - Foto: Divulgação/Arquidiocese de Olinda e Recife

Milhares de pessoas, entre fiéis, padres, bispos e seminaristas encheram o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Soledade, área central do Recife, nesta terça-feira (3). A igreja recebeu a abertura do Ano Eucarístico Arquidiocesano, tempo de preparação para o XVIII Congresso Eucarístico Nacional, a ser realizado em novembro de 2020, no Recife e em cidades do território da Arquidiocese.

O evento, com o tema "Pão em todas as mesas", ressalta a importância da Eucaristia, corpo e sangue de Jesus Cristo para os católicos. A data da abertura foi escolhida para relembrar os 80 anos do primeiro congresso sediado no Recife, que teve início em 3 de setembro de 1939.

Leia também:
Dom Fernando celebra 10 anos à frente da Arquidiocese
Morte de Dom Helder Câmara completa 20 anos

Após apresentações culturais na igreja, a missa de abertura foi presidida pelo arcebispo de Brasília, o cardeal dom Sérgio da Rocha, e contou com a presença do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Também participaram da celebração o bispo auxiliar de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antônio, e os bispos e arcebispos das 21 dioceses e arquidioceses da regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), composta por Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas.

Dom Fernando acolheu o cardeal, saudou os presentes na missa e abriu oficialmente o Ano Eucarístico em seu discurso inicial. "Nos alegramos em iniciar a nossa preparação mais intensa para o Congresso. Situada no Nordeste do Brasil e formada por uma população pobre e vítima de preconceito, não poderíamos escolher melhor tema para conduzir a reflexão e debates para aplicar o Evangelho nos desafios sociais motivando a compaixão e as solidariedade", afirmou o arcebispo.

Na homilia, dom Sérgio destacou o tema do congresso. "Eucaristia é o reconhecimento do amor de Deus por nós. Fazendo lembrança dos 80 anos do primeiro congresso, expressamos ação de graças e reconhecimento do grande dom de Deus que é a Eucaristia", falou. "Se há irmãos necessitados entre nós é porque não conseguimos repartir o pão com alegria", continuou o cardeal.

Ao longo dos próximos 12 meses a Arquidiocese de Olinda e Recife pretende intensificar os trabalhos em torno do congresso e da Eucaristia. Estão previstas atividades como encontros eucarísticos e celebrações especiais nas paróquias do território. O Congresso Eucarístico Nacional está marcado para ocorrer entre 12 e 15 de novembro de 2020.

Voluntários
Dom Fernando Saburido aproveitou a ocasião para divulgar a abertura das inscrições para interessados em serem voluntários do Congresso Eucarístico Nacional. O processo seletivo será feito no site oficial do evento e segue até o dia 12 de novembro de 2019.

Programação do XVIII Congresso Eucarístico Nacional
Feira Católica
Dias: 11 a 15 de novembro de 2020
Local: Centro de Convenções – Olinda
Hora: Dias 11 a 14 de novembro – 8h às 20h
Dia 15 de novembro – 8h às 12h

Celebração de Abertura
Dia: 12 de novembro de 2020
Local: Arena de Pernambuco – São Lourenço da Mata
Hora: 18h

Celebração com os Bispos
Dia: 13 de novembro de 2020
Local: Igrejas da Arquidiocese de Olinda e Recife
Hora: 19h30

Celebração da Primeira Eucaristia
Dia: 14 de novembro de 2020
Local: Arena de Pernambuco – São Lourenço da Mata
Hora: 14h

Vigília da Juventude
Dia: 14 de novembro de 2020
Local: Classic Hall – Olinda
Hora: 20h às 6h

Concerto Sacro

Dia: 14 de novembro de 2020
Local: Teatro de Santa Isabel – Recife
Hora: 20h

Celebração de Encerramento
Dia: 15 de novembro de 2020
Local: Marco Zero do Recife
Hora: 14h

Procissão de Encerramento
Dia: 15 de novembro de 2020
Local: Marco Zero do Recife em direção à Basílica do Carmo – Recife
Hora: 18h

Simpósio Teológico
Dias: 13 e 14 de novembro de 2020
Local: Centro de Convenções – Olinda
Hora: Dia 13 de novembro – 9h às 18h
Dia 14 de novembro – 9h às 12h

Veja também

Hipopótamo saiu do México como macho e no Japão descobriu-se que era fêmea
NATUREZA

Hipopótamo saiu do México como macho e no Japão descobriu-se que era fêmea

Trump ameaçado de desacato em julgamento criminal
EUA

Trump ameaçado de desacato em julgamento criminal

Newsletter