Arquidiocese cede unidade de saúde para atendimento a pacientes com Covid-19

No Centro Dom Lamartine há 28 leitos de enfermarias climatizados, 10 consultórios e salas equipadas para realização de exames

Centro Dom Lamartine, no RecifeCentro Dom Lamartine, no Recife - Foto: Divulgação

A Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR) colocou à disposição do Governo de Pernambuco o Centro de Medicina Diagnóstica e Hospitalar Dom Lamartine para o atendimento exclusivo a pacientes infectados pela Covid-19. O espaço foi inaugurado há menos de um ano e funciona no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, anexo ao hospital da Santa Casa de Misericórdia.

No Centro Dom Lamartine há 28 leitos de enfermarias climatizados, 10 consultórios e salas equipadas para realização de exames. “É uma área grande e recém-construída que pode ser adaptada para o atendimento das vítimas da Covid-19 e assim ajudar a desafogar os outros hospitais. O governo se comprometeu em enviar representantes para conhecer o local nos próximos dias”, afirmou dom Fernando Saburido, arcebispo metropolitano de Olinda e Recife.

Leia também:
Pernambuco tem 50% de adesão ao isolamento social, segundo painel
Pesquisa mostra rota do avanço da Covid-19 em Pernambuco


A proposta de dom Saburido foi apresentada na última sexta-feira (1º) em reunião com o governador do Estado, Paulo Câmara, secretários estaduais e os bispos da Província Eclesiástica de Pernambuco, entre eles o bispo de Garanhuns, no Agreste pernambucano, e presidente da Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Paulo Jackson.

“Pedimos mais atenção à situação das cidades do Interior e foi-nos apresentado um plano de recuperação de hospitais desses municípios para que as pessoas não tenham que se deslocar até o Recife, onde já está praticamente tudo lotado”, acrescentou o arcebispo. Ainda segundo dom Fernando, também foi solicitado que o Estado acompanhe a situação dos encarcerados e seus familiares.

O Portal FolhaPE entrou em contato com o Governo de Pernambuco e aguarda retorno sobre a utilização do Centro Dom Lamartine.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus


Veja também

Frota de ônibus terá reforço na RMR para domingos do Enem; veja linhas
Enem 2020

Frota de ônibus terá reforço na RMR para domingos do Enem; veja linhas

Governo do Amazonas inicia transferência de pacientes com Covid-19 para hospitais de outros estados
Coronavírus

Amazonas inicia transferência de pacientes com Covid-19 para hospitais de outros estados