Ucrânia

Arquiteto britânico propõe reconstruir a cidade ucraniana de Kharkiv

Norman Foster apresentou um plano para reconstruir o local

Kharkiv Kharkiv  - Foto: Sergey Bobok/AFP

O arquiteto britânico Norman Foster, conhecido por ter restaurado o palácio do parlamento na Alemanha e concebido obras como o metrô de Bilbao, ofereceu sua ajuda para reconstruir a cidade ucraniana de Kharkiv, devastada pelos bombardeios russos.

A fundação do arquiteto anunciou que Foster havia falado, na segunda-feira (18), por videoconferência, com Igor Terejov, prefeito da segunda maior cidade da Ucrânia, localizada no leste do país.

Ele apresentou um plano para reconstruir a cidade, conhecida por sua arquitetura de estilo modernista. Um quarto dos prédios foi destruído desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro.

Foster, de 86 anos, afirmou que quer "reunir os melhores talentos do mundo em termos de planejamento, arquitetura, design e engenharia" para começar a trabalhar "imediatamente" no "renascimento da cidade".

A primeira etapa seria desenhar um projeto para uma "cidade do futuro", que "combinaria a herança do passado mais querido e reverenciado com infraestrutura e edifícios ecológicos".

Em trechos da entrevista, divulgada em vídeo pelas autoridades da cidade, Terejov garante a Foster "ter visto seu trabalho e querer esse estilo novo e progressista na cidade".

Kharkiv precisa de novos hospitais, escolas e jardins de infância, bem como escritórios para seu setor de tecnologia emergente, disse ele, acrescentando que todos os edifícios devem ser equipados com abrigos antibombas.

Veja também

Da revolução ao governo Ortega: chaves do que acontece na Nicarágua
governo

Da revolução ao governo Ortega: chaves do que acontece na Nicarágua

Bangladesh decreta toque de recolher e mobiliza militares em meio a onda de protestos
Bangladesh

Bangladesh decreta toque de recolher e mobiliza militares em meio a onda de protestos

Newsletter