MINAS GERAIS

Artesã brasileira cria bebês hiper-realistas que custam até R$ 7 mil

Eles são chamados de "bebês reborn", uma arte que consiste em criar bonecos com tanta precisão de detalhes que parecem bebês de carne e osso

Artesã brasileira cria bebês hiperrealistasArtesã brasileira cria bebês hiperrealistas - Foto: DOUGLAS MAGNO / AFP

No ateliê da artesã brasileira Ana Paula Guimarães, vários bebês hiper-realistas estão sentados no sofá, e outros "dormem" em seus berços.

“Não faço só bonecos, eu realizo sonhos”, explica Guimarães à AFP, enquanto, com a cabeça de um recém-nascido nas mãos, termina de pintar os lábios de vermelho claro com um pincel.

Eles são chamados de "bebês reborn", uma arte que consiste em criar bonecos com tanta precisão de detalhes que parecem bebês de carne e osso.

Em seu ateliê em Contagem, em Minas Gerais, a semelhança dessas "criaturas", que parecem ter entre poucos dias e 2 anos, com bebês reais é surpreendente.
 

O corpo é feito de tecido, a cabeça e membros são de borracha e os cabelos são confeccionados em pele de ovelha e implantados “fio a fio”.

Vários tipos de tinta são usados para cílios e unhas. Alguns têm veias ligeiramente marcadas. E inclusive as marcas de nascença.

“O mais difícil é conseguir realismo nos tons de pele, porque são mais de 20 cores que usamos para dar esse realismo. O implante capilar também é uma parte muito trabalhosa e pode ser a mais difícil”, afirma.

O cliente pode escolher a cor dos olhos, cabelo e pele, assim como o formato do rosto.

Da Segunda Guerra Mundial
Guimarães, que sempre trabalhou como artesã, cria "bebês reborn" desde 2008. Ela já fez mais de mil. Demora em média sete dias para fazê-los e depois os vende por até R$ 7 mil para clientes, principalmente brasileiros, mas também de países como Portugal, Estados Unidos, França e Austrália.

“Primeiro vi uma menina que as fazia na televisão e adorei. Também queria começar a fazê-las, pois trabalho com artesanato desde muito pequena”, explica.

Essa disciplina, com forte presença na Europa e nos Estados Unidos, tem suas raízes na escassez vivida na Segunda Guerra Mundial, quando as mães consertavam as bonecas quebradas de seus filhos com todos os tipos de materiais.

Daí o nome "reborn" (renascido). Em seguida, evoluiu para a criação de bebês do zero.

Entre os clientes de Guimarães estão colecionadores, crianças - "embora não sejam brinquedos" -, pais que "querem eternizar seus bebês já crescidos" e pessoas com problemas reprodutivos ou que sofreram aborto.

“Certa vez uma cliente veio me procurar porque estava tentando engravidar há oito anos e pediu um bebê. Dois meses depois engravidou naturalmente, após passar por vários tratamentos”, explica Guimarães, que ministra cursos online para quem quer aprender essa arte em expansão no Brasil.

"Por mais estranho que pareça, o bebê que fiz era idêntico ao que nasceu", acrescenta.

Veja também

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome
ALIMENTA CIDADES

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome

Oito pessoas são denunciadas por morte de lutador de MMA no Rio
BRASIL

Oito pessoas são denunciadas por morte de lutador de MMA no Rio

Newsletter