Artista cobra os direitos autorais do Galo Maestro

Sávio Araújo diz que o projeto des­te ano não oferece segurança aos foliões, além de copiar pro­priedade intelectual desenvolvida por ele nos últimos sete anos

Sávio Araújo acionou o Ministério PúblicoSávio Araújo acionou o Ministério Público - Foto: Ed Machado

 

O artista plástico Sávio Araújo vai tentar embargar a produção do Galo Maestro da Ponte por meio de denúncia ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE). De a acordo com Araújo, o projeto des­te ano não oferece segurança aos foliões, além de copiar pro­priedade intelectual desenvolvida por ele nos últimos sete anos. O artista foi o responsável pela confecção da alegoria nos últimos sete anos.
“A minha questão é com a segurança. Estou entrando com a ação no MPPE provando que esse galo não tem condições técnicas de estar ali. Não estou falando da parte artística, fui eu que me retirei do projeto. O novo projeto é uma cópia do meu. Eles estão usan­do meus direitos autorais”.
De acordo com Sávio, o Galo Maestro deste ano, que está sob responsabilidade do jornalista, apresentador e artista plástico Flávio Barra, é cinco vezes mais pesada do que a que ele vinha produzindo nos últimos anos. Ele afirma que isso se deve ao ma­terial utilizado, de lonas de plotagem, que contribui para tornar a alegoria perigosa para os transeuntes, lembrando das decorações de carnaval que tombaram no ano passado, quando fortes ventos atingiram a capital pernambucana.
“Não foi o vórtice que derrubou a decoração no ano passado, foi o material que foi usado. Você não pode usar MDF em decoração externa. Se molhar, ele triplica de peso.

Se molhar e ventar, ele mata qualquer pessoa. Eu não recomendo ninguém ficar embaixo desse galo. Se der um vór­tice de 40 km/h, o galo cai. É muito ferro. São quinze toneladas, o meu tem apenas três”, declarou. Procurada para comentar as acusações de Sávio Araújo, a Prefeitura do Recife não quis responder. Disse que só se pronunciará quando for notificada.

 

Veja também

Cai árvore centenária do Imip por causa das fortes chuvas
Chuvas

Cai árvore centenária do Imip por causa das fortes chuvas

Apac renova alerta de chuvas no Recife pelas próximas 24 horas
precipitação

Apac renova alerta de chuvas no Recife pelas próximas 24 horas