Notícias

Artista cobra os direitos autorais do Galo Maestro

Sávio Araújo diz que o projeto des­te ano não oferece segurança aos foliões, além de copiar pro­priedade intelectual desenvolvida por ele nos últimos sete anos

Sávio Araújo acionou o Ministério PúblicoSávio Araújo acionou o Ministério Público - Foto: Ed Machado

 

O artista plástico Sávio Araújo vai tentar embargar a produção do Galo Maestro da Ponte por meio de denúncia ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE). De a acordo com Araújo, o projeto des­te ano não oferece segurança aos foliões, além de copiar pro­priedade intelectual desenvolvida por ele nos últimos sete anos. O artista foi o responsável pela confecção da alegoria nos últimos sete anos.
“A minha questão é com a segurança. Estou entrando com a ação no MPPE provando que esse galo não tem condições técnicas de estar ali. Não estou falando da parte artística, fui eu que me retirei do projeto. O novo projeto é uma cópia do meu. Eles estão usan­do meus direitos autorais”.
De acordo com Sávio, o Galo Maestro deste ano, que está sob responsabilidade do jornalista, apresentador e artista plástico Flávio Barra, é cinco vezes mais pesada do que a que ele vinha produzindo nos últimos anos. Ele afirma que isso se deve ao ma­terial utilizado, de lonas de plotagem, que contribui para tornar a alegoria perigosa para os transeuntes, lembrando das decorações de carnaval que tombaram no ano passado, quando fortes ventos atingiram a capital pernambucana.
“Não foi o vórtice que derrubou a decoração no ano passado, foi o material que foi usado. Você não pode usar MDF em decoração externa. Se molhar, ele triplica de peso.

Se molhar e ventar, ele mata qualquer pessoa. Eu não recomendo ninguém ficar embaixo desse galo. Se der um vór­tice de 40 km/h, o galo cai. É muito ferro. São quinze toneladas, o meu tem apenas três”, declarou. Procurada para comentar as acusações de Sávio Araújo, a Prefeitura do Recife não quis responder. Disse que só se pronunciará quando for notificada.

 

Veja também

Olinda divulga balanço dos danos causados pela chuva e detalha força-tarefa de apoio
Chuvas

Olinda divulga balanço dos danos causados pela chuva e detalha força-tarefa de apoio para as pessoas atingidas

Dia de horror: o que se sabe até agora sobre massacre no Texas
Ataque

Dia de horror: o que se sabe até agora sobre massacre no Texas