RMR

Árvore é derrubada em Olinda após montagem da decoração natalina

A estrutura de ferro, em formato de árvore de Natal, foi instalada em torno da palmeira, que foi derrubada após o fim da montagem

A árvore estava instalada em frente ao Mercado Eufrásio BarbosaA árvore estava instalada em frente ao Mercado Eufrásio Barbosa - Foto: Cortesia/Felipe Mattos

Uma árvore foi derrubada em Olinda pela Prefeitura da cidade, na Região Metropolitana do Recife, após a instalação da decoração natalina deste ano.

Uma palmeira imperial plantada na calçada do Largo do Varadouro, em frente ao Mercado Eufrásio Barbosa, foi derrubada por trabalhadores terceirizados da gestão municipal.

A retirada da árvore aconteceu por volta das 21h30 dessa terça-feira (30) e foi filmada pelo morador Felipe Mattos, de 33 anos, que passava pelo local com quatro amigos e ficou revoltado com a situação.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

A estrutura de ferro, com luzes, em formato de árvore de Natal, foi instalada em torno da palmeira, que foi derrubada após o fim da montagem natalina.

“Não consegui acreditar como que, para eles, era mais fácil derrubar uma árvore dessas do que colocar leds nela”, desabafou  Felipe.
 

Procurada pela Folha de Pernambuco, a Prefeitura de Olinda informou que uma empresa foi contratada para a execução da decoração natalina da cidade e acabou derrubando a árvore, em desacordo com as orientações.

A Prefeitura de Olinda disse ainda, em nota, que ao tomar conhecimento do ocorrido, notificou a empresa e suspendeu de imediato a execução dos serviços em curso.

Segundo a prefeitura, foi determinando que a empresa realize a devida compensação ambiental, com o replantio de três mudas arbóreas, que serão plantadas em locais indicados pelo setor ambiental do município neste mês de dezembro.

Confira a nota da Prefeitura de Olinda na íntegra:

"A Prefeitura de Olinda, para a execução da decoração natalina da cidade, contratou empresa responsável por este serviço.

Contudo, parte da equipe responsável pela decoração natalina executou o serviço em desacordo com as orientações necessárias para esse perímetro tombado do Município.

A Prefeitura ao tomar conhecimento notificou a empresa e suspendeu de imediato a execução em curso e determinou que a referida empresa realize a devida compensação ambiental, com o replantio de três mudas arbóreas. Os locais serão indicados pelo setor ambiental do Executivo Municipal. A determinação é de que o plantio seja realizado já neste mês de dezembro".

Veja também

Derramamento de óleo atribuído à erupção no Pacífico atinge áreas de proteção no PeruDanos ambientais

Derramamento de óleo atribuído à erupção no Pacífico atinge áreas de proteção no Peru

Defesa divulga carta em que suspeito de matar Beatriz se diz inocente e pressionado a confessarCaso Beatriz

Defesa divulga carta em que suspeito de matar Beatriz se diz inocente e pressionado a confessar