RMR

Árvore é derrubada em Olinda após montagem da decoração natalina

A estrutura de ferro, em formato de árvore de Natal, foi instalada em torno da palmeira, que foi derrubada após o fim da montagem

A árvore estava instalada em frente ao Mercado Eufrásio BarbosaA árvore estava instalada em frente ao Mercado Eufrásio Barbosa - Foto: Cortesia/Felipe Mattos

Uma árvore foi derrubada em Olinda pela Prefeitura da cidade, na Região Metropolitana do Recife, após a instalação da decoração natalina deste ano.

Uma palmeira imperial plantada na calçada do Largo do Varadouro, em frente ao Mercado Eufrásio Barbosa, foi derrubada por trabalhadores terceirizados da gestão municipal.

A retirada da árvore aconteceu por volta das 21h30 dessa terça-feira (30) e foi filmada pelo morador Felipe Mattos, de 33 anos, que passava pelo local com quatro amigos e ficou revoltado com a situação.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

A estrutura de ferro, com luzes, em formato de árvore de Natal, foi instalada em torno da palmeira, que foi derrubada após o fim da montagem natalina.

“Não consegui acreditar como que, para eles, era mais fácil derrubar uma árvore dessas do que colocar leds nela”, desabafou  Felipe.
 

Procurada pela Folha de Pernambuco, a Prefeitura de Olinda informou que uma empresa foi contratada para a execução da decoração natalina da cidade e acabou derrubando a árvore, em desacordo com as orientações.

A Prefeitura de Olinda disse ainda, em nota, que ao tomar conhecimento do ocorrido, notificou a empresa e suspendeu de imediato a execução dos serviços em curso.

Segundo a prefeitura, foi determinando que a empresa realize a devida compensação ambiental, com o replantio de três mudas arbóreas, que serão plantadas em locais indicados pelo setor ambiental do município neste mês de dezembro.

Confira a nota da Prefeitura de Olinda na íntegra:

"A Prefeitura de Olinda, para a execução da decoração natalina da cidade, contratou empresa responsável por este serviço.

Contudo, parte da equipe responsável pela decoração natalina executou o serviço em desacordo com as orientações necessárias para esse perímetro tombado do Município.

A Prefeitura ao tomar conhecimento notificou a empresa e suspendeu de imediato a execução em curso e determinou que a referida empresa realize a devida compensação ambiental, com o replantio de três mudas arbóreas. Os locais serão indicados pelo setor ambiental do Executivo Municipal. A determinação é de que o plantio seja realizado já neste mês de dezembro".

Veja também

Biblioteca perdoa dívida de clientes mediante apresentação de fotos de gato
Folha Pet

Biblioteca perdoa dívida de clientes mediante apresentação de fotos de gato

Suprema Corte dos EUA bloqueia lei do Texas que permite detenção de migrantes
Estados Unidos

Suprema Corte dos EUA bloqueia lei do Texas que permite detenção de migrantes