Notícias

As feridas e esperanças de um clássico

Resultado do clássico de quarta-feira pode influir para o bem e para o mal no desempenho de tricolores e rubro-negros nesta temporada

Halef Pitbull, do Santa Cruz, comemora gol sobre o GuaraniHalef Pitbull, do Santa Cruz, comemora gol sobre o Guarani - Foto: Paullo Allmeida/FolhaPE

O resultado de um clássico decisivo aqui e na China move montanhas. Ressuscita mortos. E pode matar quem está vivinho da silva. O Clássico das Multidões disputado em 180 minutos (duas partidas) entre Sport e Santa Cruz não foge à regra. No primeiro round, o time tricolor sapateou, na Ilha do Retiro, Pitbull mordeu o rabo do Leão, marcando o gol da vitória e ainda foi comemorar em cima do escudo. A atitude, talvez, tenha sido uma resposta a uma comemoração do rubro-negro Diego Souza, no Arruda, ainda no Hexagonal do Título, após balançar as redes do rival.

Aquele gesto de Pitbull, porém, pode ser a pólvora que faltava para mexer com os brios dos jogadores do Sport, time que conta com alguns milionários, como o próprio Diego Souza e o atacante André, mas humilhado pela derrota para os "emergentes" tricolores que, não por acaso, mereceram sair da Ilha comemorando um triunfo inquestionável, desses que o torcedor costuma estufar o peito quando lembra - uma vitória maiúscula, no velho e bom jargão futebolístico.

Cabe agora, a DS87 e Cia. mostrarem por que são os jogadores do elenco mais caro do Nordeste. Só uma vitória poderá ajudar a fechar essa ferida aberta. Ferida, aliás, que vem ficando mais profunda nos últimos anos, quando o Sport, sempre com o elenco mais caro, sucumbe diante do rival, cuja diretoria, comprovadamente, tem sido mais competente em formar equipes boas e baratas, ao menos para as disputas regionais. Nos últimos sete anos, conquistou cinco estaduais e um Nordestão, bem mais do que um Estadual e um Nordestão, no mesmo período, levantados pelos rivais da Praça da Bandeira.

Se confirmar a classificação para a final do Nordestão na próxima quarta-feira, diante do Sport, o Santa Cruz estará dando um passo importante para retomar o caminho das vitórias, perdido no ano passado com a queda para a Série B. Para os tricolores, o jogo é bem mais do que apenas um mata-mata de Nordestão. Se eliminar o tradicional inimigo, estará colocando um selo de qualidade nesta equipe formada há pouco tempo por Vinícius Eutrópio. Sua torcida, então, sentirá um sopro de esperança em dias melhores. A vitória terá influência não apenas nas finais do torneio regional, mas no apoio que a equipe poderá receber nas partidas pela Série B, que começa neste mês.

Já o Sport tem um dilema a resolver. Se vencer, erros serão, novamente, esquecidos. Ou empurrados para baixo do tapete. O time seguirá em frente. Mas se não passar do Santa Cruz, a pressão da torcida vai obrigar a diretoria a fazer uma avaliação mais profunda dessa equipe, principalmente da defesa, que falha em momentos importantes e necessita, urgente, de mudanças. Mudanças que se não ocorrerem poderão comprometer o desempenho no Brasileiro. Será que o time escapará do rebaixamento? Será que a torcida suportará campanha tão sofrida quanto à do ano passado?

As feridas estão abertas, na Ilha. E a esperança ressurge no Arruda. O próximo capítulo é quarta-feira. Vamos aguardar.

Veja também

Colômbia expulsa diplomatas da Embaixada da Argentina após Milei chamar Petro de "assassino"
mundo

Colômbia expulsa diplomatas da Embaixada da Argentina após Milei chamar Petro de "assassino"

Mito ou verdade: Edward Mordake, o homem da "face demoníaca" realmente existiu?
SAÚDE

Mito ou verdade: Edward Mordake, o homem da "face demoníaca" realmente existiu?

Newsletter