Brasil

Associação Médica Brasileira continua recomendando uso de máscaras

Em cidades como Rio de Janeiro e Brasília, não é mais obrigatório a utilização do acessório em ambientes fechados

Uso de máscara para evitar a propagação do vírusUso de máscara para evitar a propagação do vírus - Foto: Pixabay

No momento em que algumas capitais brasileiras começam a flexibilizar o uso de máscaras, a Associação Médica Brasileira (AMB) informou que ainda recomenda a medida. A orientação, que admite "eventuais exceções", mas sem detalhá-las, está em boletim elaborado pelo Comitê Extraordinário de Monitoramento Covid-19 da entidade. O Rio de Janeiro liberou o uso do objeto em ambientes fechados na última segunda-feira (7). Nesta quinta (10), foi a vez de Brasília.

"Uma flexibilização indiscriminada pode ampliar os riscos à população, ainda mais à parcela não vacinada ou com esquema incompleto e principalmente os imunocomprometidos", destacou a AMB.

A entidade disse que há uma queda na média nacional de casos e morte e que o vírus está circulando menos. Por outro lado, destacou que o país tem muitas diferenças regionais quanto à cobertura vacinal. A AMB também ressaltou ser importante cada estado e município avaliar seus indicadores, tanto os epidemiológicos como os de cobertura vacinal, para tomar decisões sobre o uso de máscara.

"Precisamos ter cautela quanto à questão do uso opcional de máscaras na prevenção de infecções respiratórias. Com eventuais exceções, a prevenção, de forma geral, incluindo o uso de máscaras, deve ser mantida, com atenção particular aos locais fechados", diz trecho da nota.

A AMB também pediu que as pessoas, além do uso de máscaras, continuem evitando aglomerações e higienizando as mãos.

Chamou ainda atenção para a vacinação infantil, que "lamentavelmente permanece com baixa cobertura em algumas regiões". Assim, defendeu a conscientização dos pais, uma vez que "o momento requer responsabilidade máxima: imunizar os filhos é gesto de proteção à vida".

Veja também

"Rota do Galo Criativo" é inaugurada com exposição de esculturas no Centro do Recife
CARNAVAL

"Rota do Galo Criativo" é inaugurada com exposição de esculturas no Centro do Recife

"Queriam matar", conclui PF sobre ação de 32 agentes da PRF e PMs que fez 26 mortos em Varginha
CRIME

"Queriam matar", conclui PF sobre ação de 32 agentes da PRF e PMs que fez 26 mortos em Varginha