Asteroide de 569m de diâmetro passa 'perto' da Terra neste sábado

2006 QQ23 foi classificado como 'potencialmente perigoso' pela comunidade científica

Imagem ilustrativa | Asteroide e TerraImagem ilustrativa | Asteroide e Terra - Foto: Pixabay

Um asteroide de 569 metros de diâmetro, batizado pela comunidade científica de 2006 QQ23, passará "perto" da Terra nas primeiras horas deste sábado (10). De acordo com o Centro de Estudos NEO do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (Cneos), a rocha espacial se aproximará a uma distância de 7,32 milhões de quilômetros do planeta, a uma velocidade de 16,7 mil km/h.

Pode até não parecer muito próximo, mas, pelas dimensões espaciais, o 2006 QQ23 foi classificado como "potencialmente perigoso", assim como todo objeto que passe a menos de 0,05 unidades astronômicas do planeta - e esse asteroide está a 0,049 unidades. Entretanto, caso algo do tamanho desse asteroide atingisse a Terra, a área do tamanho de um estado poderia ser devastada.

Leia também:
Os 50 anos da chegada do homem à lua
Chegada do homem a lua influenciou a cultura


Os astrônomos Lindley Johnson e Kelly Fast, que rastreiam objetos próximos à Terra com o Escritório de Coordenação de Defesa Planetária da Nasa, afirmaram em entrevista à rede de notícias CNN que o objeto é "mais ou menos benigno". A Nasa inclusive rastreia asteroides e cometas que se aproximam da Terra e cerca de seis objetos do tamanho do 2006 QQ23 passam perto do planeta a cada ano.

Enquanto monitoram os corpos celestes, os astrofísicos desenvolvem esforços para desviá-los caso ameacem afetar a Terra. A Nasa planeja o Teste de Redirecionamento de Asteróides Duplos (Dart, na sigla em inglês), uma espaçonave de defesa planetária.

Veja também

Professores repudiam reabertura das escolas em ato simbólico no Recife
Protesto

Professores repudiam reabertura das escolas em ato simbólico no Recife

Vacinação contra febre aftosa já imunizou 166 milhões de animais
Campanha

Vacinação contra febre aftosa já imunizou 166 milhões de animais