Notícias

Asteroide de 569m de diâmetro passa 'perto' da Terra neste sábado

2006 QQ23 foi classificado como 'potencialmente perigoso' pela comunidade científica

Imagem ilustrativa | Asteroide e TerraImagem ilustrativa | Asteroide e Terra - Foto: Pixabay

Um asteroide de 569 metros de diâmetro, batizado pela comunidade científica de 2006 QQ23, passará "perto" da Terra nas primeiras horas deste sábado (10). De acordo com o Centro de Estudos NEO do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (Cneos), a rocha espacial se aproximará a uma distância de 7,32 milhões de quilômetros do planeta, a uma velocidade de 16,7 mil km/h.

Pode até não parecer muito próximo, mas, pelas dimensões espaciais, o 2006 QQ23 foi classificado como "potencialmente perigoso", assim como todo objeto que passe a menos de 0,05 unidades astronômicas do planeta - e esse asteroide está a 0,049 unidades. Entretanto, caso algo do tamanho desse asteroide atingisse a Terra, a área do tamanho de um estado poderia ser devastada.

Leia também:
Os 50 anos da chegada do homem à lua
Chegada do homem a lua influenciou a cultura


Os astrônomos Lindley Johnson e Kelly Fast, que rastreiam objetos próximos à Terra com o Escritório de Coordenação de Defesa Planetária da Nasa, afirmaram em entrevista à rede de notícias CNN que o objeto é "mais ou menos benigno". A Nasa inclusive rastreia asteroides e cometas que se aproximam da Terra e cerca de seis objetos do tamanho do 2006 QQ23 passam perto do planeta a cada ano.

Enquanto monitoram os corpos celestes, os astrofísicos desenvolvem esforços para desviá-los caso ameacem afetar a Terra. A Nasa planeja o Teste de Redirecionamento de Asteróides Duplos (Dart, na sigla em inglês), uma espaçonave de defesa planetária.

Veja também

Ativista de direitos das mulheres é encontrada morta em canavial de El Salvador
El Salvador

Ativista de direitos das mulheres é encontrada morta em canavial de El Salvador

Lula concede a Macron medalha da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul
Visita Macron

Lula concede a Macron medalha da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul

Newsletter