Atenção que faz toda a diferença

EREM de Beberibe tem melhores resultados a cada ano

Felipe Carreras disse que, com a morte de Camilo, "perdeu um grande amigo, um grande irmão"Felipe Carreras disse que, com a morte de Camilo, "perdeu um grande amigo, um grande irmão" - Foto: Arthur Mota/Folha PE

Uma das estratégias adotadas pela Secretaria de Educação do Estado é dar uma atenção especial às escolas que não têm um rendimento satisfatório. Aquelas que não têm um bom resultado são acompanhadas de perto, recebem uma formação mensal e, em alguns casos, ganham um “reforço” decisivo: um novo gestor para implementar um processo de mudança.

Essa foi a situação pela qual a EREM de Beberibe, no Recife, passou nos últimos três anos e meio. A escola não vinha apresentando boas médias no Idepe e ganhou o “socorro” da professora Valmira Cruz, que durante 22 anos esteve à frente da Escola Estadual Carlos Frederico do Rego Maciel, em Camaragibe, transformada em EREM em 2010. “Quando eu cheguei aqui, a escola estava um pouco desorganizada e vim com essa missão de fazer o acompanhamento, dar apoio aos professores e fazer a escola funcionar. Felizmente conseguimos colocar a escola em ordem. Ela, hoje, tem uma boa estrutura e os resultados vêm crescendo a cada ano. A escola voltou a ter a credibilidade junto à comunidade e é muito procurada. Quando sai um aluno, já tem dez na fila para entrar. Muitos de escolas particulares”, garante a gestora.

Os resultados falam por si só. A EREM de Beberibe saiu de uma nota de 3,51, em 2011, para 3,74, quando Valmira chegou. Nos outros dois anos, o desempenho continuou melhorando e hoje é de 4,45, muito próxima da média das EREM, de 4,71. “No início, assim que cheguei, a comunidade ficou um pouco receosa, porque ninguém me conhecia. Eu não conhecia o bairro. Quando viram os resultados de um ano para o outro, começaram a participar. Quando fazemos uma reunião, o auditório fica lotado”, explica a gestora.

Veja também

Pesquisa revela aumento da ansiedade entre brasileiros na pandemia
Coronavírus

Pesquisa revela aumento da ansiedade entre brasileiros na pandemia

Boris Johnson anuncia novo 'lockdown' na Inglaterra para conter a covid-19
Coronavírus

Boris Johnson anuncia novo 'lockdown' na Inglaterra para conter a covid-19