Atende em Casa estará disponível para toda a RMR a partir desta sexta (1º)

Ferramenta permite que pessoas com sintomas de síndromes gripais avaliem nível de gravidade e recebam orientações

Plataforma Atende em CasaPlataforma Atende em Casa - Foto: Cortesia

A partir desta sexta-feira (1º), o web aplicativo Atende em Casa passará a atender a população dos municípios de Moreno, Itapissuma, Ipojuca, Ilha de Itamaracá, Igarassu, Araçoiaba e Abreu e Lima. Com estas novas cidades contempladas, a ferramenta passa a estar presente em todos os municípios que compõem a Região Metropolitana do Recife (RMR).

Algumas cidades da Zona da Mata Norte, Agreste e Sertão do Estado também já contam com o suporte. Ao todo, são 18 municípios assistidos pela plataforma implementada pelo Governo de Pernambuco em parceria com a Prefeitura do Recife - Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata, Camaragibe, Caruaru, Serra Talhada, Goiana, Garanhuns, Moreno, Itapissuma, Ipojuca, Ilha de Itamaracá, Igarassu, Araçoiaba e Abreu e Lima.

Cerca de 100 profissionais de saúde foram treinados pela Secretaria Estadual de Saúde (SESPE), responsável por coordenar os atendimentos fora do Recife, e e já estão atuando no Atende em Casa, reforçando as escalas de plantão. Os profissionais passaram por treinamentos quanto ao uso do aplicativo, protocolos clínicos da Covid-19 e fluxo de atendimento nas unidades de saúde.

Leia também:
Pernambuco prevê pico da Covid-19 nos próximos 15 dias, com muitas mortes
App feito em Pernambuco calcula e alerta risco de contaminação pelo novo coronavírus
Fila por leito de UTI em Pernambuco chega a ter mais de 100 pessoas
Para cada pessoa em UTI, há 100 infectados, diz secretário da Saúde do Recife


 Até a quarta-feira (29), mais de 36 mil usuários já haviam se cadastrado na ferramenta, voltara àqueles que manifestam sintomas de síndromes gripais. O atendimento acontece em etapas, sendo a primeira delas o preenchimento de um questionário sobre os sintomas e a intensidade deles.

A partir disso, o sistema faz uma escala de gravidade para passar orientações. Os quadros mais leves recebem a instrução de ficar em casa, em isolamento, enquanto os que merecem mais atenção são direcionados para uma videochamada com um profissional da saúde.

Quase 12 mil pessoas já receberam esse tipo de atendimento no Estado e 3,5 foram orientadas a procurarem uma unidade de saúde para avaliação presencial. O aplicativo está disponível no site www.atendeemcasa.pe.gov.br e em smartphones com sistema Android.

Só no Recife, município que lançou a plataforma, já são mais de 24.500 inscritos e mais de 8.500 orientações por vídeo ou ligação com profissional de saúde. Quase 2.500 foram encaminhadas a unidades de saúde após esse processo.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Veja também

Fiocruz entrega 2,2 milhões de doses de vacinas ao PNI
IMUNIZANTE

Fiocruz entrega 2,2 milhões de doses de vacinas ao PNI

Biden afirma que novas restrições serão impostas nos EUA em função da Covid-19
VARIANTE DELTA

Biden afirma que novas restrições serão impostas nos EUA em função da Covid-19