Agressão

Atendente de voo diz ter recebido tapa de autoridade paraense por não permitir embarque com arma

A Latam confirma à reportagem que solicitou apoio da Polícia Federal no embarque do voo LA3549, que ia de Belém a São Paulo

ArmaArma - Foto: Pixabay

Um atendente da Latam registrou na terça (6) um boletim de ocorrência contra o secretário de Administração Penitenciária do Pará, Jarbas Vasconcelos do Carmo. O supervisor da companhia aérea, cujo nome será preservado a pedido da empresa, diz ter recebido um tapa no braço esquerdo do secretário. Motivo: não permitir que entrasse com uma arma no voo.

Segundo o boletim, anotado na delegacia do aeroporto internacional de Belém, a agressão aconteceu por volta das 13h, na sala de embarque, e foi enquadrada na categoria de "fatos atípicos". O funcionário afirma que avisou Carmo que entrar no avião com uma arma feria a resolução 461 da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Diz a norma que é proibido levar na bagagem de mão: "Armas de fogo de qualquer tipo: pistolas, revólveres, garruchas, carabinas, espingardas, escopetas, fuzis, mosquetões, metralhadoras, submetralhadoras, rifles etc.". O carregador estava acoplado na arma.

Ex-presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) paraense, Jarbas Vasconcelos (homônimo do senador pernambucano) já estava à frente da pasta quando vieram à tona denúncias de tortura, por agentes penitenciários, em presidiários de unidades masculina e feminina, em 2019.

A Latam confirma à reportagem que solicitou apoio da Polícia Federal no embarque do voo LA3549, que ia de Belém a São Paulo, "em função de comportamento indisciplinado de um dos passageiros". "A empresa ressalta que segue os mais elevados padrões de segurança, atendendo rigorosamente aos regulamentos de autoridades nacionais e internacionais", diz a companhia.

Procurado, Carmo disse via assessoria que o episódio "é uma inverdade" e uma potencial "tentativa de exploração política".

Veja também

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome
ALIMENTA CIDADES

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome

Oito pessoas são denunciadas por morte de lutador de MMA no Rio
BRASIL

Oito pessoas são denunciadas por morte de lutador de MMA no Rio

Newsletter