Brasileirão

Atual campeão, Flamengo é derrotado pelo Atlético/MG na estreia da Série A

Único gol do jogo, neste domingo (9), foi marcado pelo zagueiro Filipe Luís, contra

Atleticanos comemoraram estreia com vitória na casa do atual campeão brasileiroAtleticanos comemoraram estreia com vitória na casa do atual campeão brasileiro - Foto: Pedro Souza/Atlético Mineiro

O Atlético/MG desbancou o Flamengo, atual campeão nacional, neste domingo (9), no Maracanã. A equipe dirigida por Jorge Sampaoli derrotou o Rubro-negro carioca por 1x0, com um gol contra do aniversariante Filipe Luís, na rodada de abertura da Série A do Campeonato Brasileiro. Na próxima rodada, o Flamengo visita o Atlético/GO, quarta-feira (12), no Estádio Olímpico, em Goiânia. No mesmo dia, os atleticanos recebem o Corinthians no Mineirão.

A partida foi bem disputada e marcou um duelo tático entre o estreante Domènec Torrent, do Flamengo, e o argentino Jorge Sampaoli, do Atlético/MG. Eles armaram suas equipes com espírito totalmente ofensivo. O resultado foi um duelo com muitas alternativas dos dois lados e times que disputaram palmo a palmo os espaços em campo.

O Flamengo não deixou de ser o time agressivo e que cria chances em quantidade, mas o time esteve em uma rotação mais baixa do que o normal. Como não atuava desde a final do Carioca, no dia 15 de julho, a equipe teve mais dificuldade para superar o bloqueio imposto pelo Galo e pareceu sem pernas em muitas ocasiões.

A equipe teve diversas oportunidades para mudar a história do jogo, mas faltou capricho. O Rubro-negro teve mais a bola, ocupou o campo contrário, mas também apresentou muitas deficiências nos passes e na saída de bola. Do outro lado, Jorge Sampaoli apostou em uma formação que nunca havia escalado no Atlético/MG. O técnico colocou a equipe com três zagueiros - Igor Rabello, Gabriel e Junior Alonso. 

A equipe teve boa marcação nos 45 minutos iniciais. No entanto, encontrou dificuldades na saída de bola, sobretudo com Gabriel. Ainda antes do intervalo, o argentino colocou Jair na vaga do defensor e viu a mudança surtir efeito na etapa inicial. Com as linhas de marcação adiantadas, até deu espaço para o oponente. Entretanto, melhorou na saída de bola e também na marcação. Na volta do segundo tempo, o time correu menos riscos com a modificação feita pelo técnico.

Guilherme Arana se destacou no Atlético/MG. Sem um meio-campista com característica de criação, o time apostou no lateral para chegar ao ataque. Ele foi muito bem também na marcação em seu setor e fez bons lançamentos para Nathan e Marquinhos.

Arana também participou do lance que culminou em gol no primeiro tempo. Após receber de Marquinhos na ponta esquerda, cruzou rasteiro e viu Filipe Luís marcar contra no lance. O lateral do Atlético foi o grande nome ofensivo da equipe no Maracanã.

Dupla letal do Flamengo, Bruno Henrique e Gabigol não tiveram uma tarde das melhores no Maracanã. Com escolhas erradas, os dois não dialogaram e pareceram meio fora de sintonia. Os dois tiveram suas oportunidades, mas faltou precisão e, por vezes, velocidade para a conclusão das jogadas.

Ficha técnica 

Flamengo 0 
Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Léo Pereira, Filipe Luis; Willian Arão, Gerson (Vitinho), Arrascaeta (Pedro); Everton Ribeiro (Michael), Bruno Henrique, Gabigol. T.: Domènec Torrent

Atlético/MG 1 
Rafael; Gabriel (Jair), Igor Rabello, Junior Alonso; Guga, Allan, Alan Franco (Hyoran), Nathan (Keno), Guilherme Arana; Savarino (Bueno), Marquinhos (Marrony). T.: Jorge Sampaoli

Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Juiz: Raphael Claus (SP)
Cartões amarelos: Jorge Sampaoli, Gabriel, Allan (Atlético-MG); Bruno Henrique, Rafinha, Pedro (Flamengo)
Gols: Filipe Luís (contra), aos 23min do primeiro tempo

Veja também

Suárez estreia pelo Atlético de Madri e faz dois goleada de 6 a 1 sobre o Granada
Espanha

Suárez estreia pelo Atlético de Madri e faz dois goleada de 6 a 1 sobre o Granada

Protocolos de higiene são desrespeitados em volta de atividades esportivas no Recife
Coronavírus

Protocolos de higiene são desrespeitados em volta de atividades esportivas no Recife