Educação

Aulas presenciais voltam a partir desta segunda-feira (5) em Pernambuco

Aulas na rede estadual de PernambucoAulas na rede estadual de Pernambuco - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Após o período de quarentena rígida e feriadão da Semana Santa, as aulas presenciais em Pernambuco estão liberadas para retornar nesta segunda-feira (5). 

A volta será gradual e terá início pelas escolas da rede privada, com os alunos da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental e pelas universidades públicas e privadas. 

Esses níveis de ensino podem retornar já nesta segunda, assim como as demais atividades pedagógicas.

As unidades de ensino devem seguir os protocolos de distanciamento social, prevenção, proteção e monitoramento. 

No anúncio da retomada, na última quarta-feira (31), o secretário estadual de Educação, Marcelo Barros, informou que o cronograma gradual seguirá até maio e a volta do aluno deve ser permitida pelos pais.

"O retorno dos estudantes às escolas é decisão das famílias, devendo ser oferecido o modelo virtual ainda", informou, ao lembrar da permanência do modelo híbrido, com rodízio entre aulas presenciais e virtuais.

As aulas haviam sido suspensas em 18 de março, no início da quarentena decretada no Estado para conter a piora da pandemia de Covid-19.

Na próxima segunda-feira (12), poderão voltar os alunos dos anos finais do Fundamental e do Ensino Médio na rede privada.

O cronograma segue com a rede estadual em 19 de abril. Neste dia, o retorno está permitido para estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do do Médio integrado à Educação Profissional, o EJA Médio, o Travessia Médio, a educação em prisões, os cursos técnicos de nível médio (concomitante ou subsequente), a Educação Infantil e os anos Iniciais do Fundamental.

Na semana posterior, em 26 de abril, será a vez do 2º ano do Ensino Médio e do Médio integrado à Educação profissional, dos anos finais do Fundamental, do EJA fundamental e do Travessia Fundamental;

Por fim, em 3 de maio, voltam o 1º ano do Ensino Médio e do Médio integrado à Educação Profissional, os anos finais do Fundamental e o atendimento socioeducativo. 

De acordo com o secretário Marcelo Barros, as escolas são um ambiente seguro em relação à transmissão da Covid-19.

"Nós temos convicção, baseado em diversos estudos nacionais e internacionais, de que a escola é um ambiente seguro, desde que os protocolos sejam seguidos. A contaminação da Covid-19 no ambiente escolar é relativamente baixa", afirmou o secretário. 

Rede municipal
A rede municipal, que está com as aulas presenciais suspensas desde 18 de março de 2020, poderá voltar a partir de 26 de abril deste ano. 

O calendário de retomada das escolas administradas por prefeituras depende de cada município.

"Consideramos que esse cronograma deve ser decidido por cada município, estabelecendo um cronograma de retorno das modalidades de ensino de forma escalonada", disse Marcelo Barros.

Cronograma

Rede privada

5 de abril Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais
12 de abril Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio

Rede estadual

19 de abril 3º ano do Ensino Médio e do Médio integrado à Educação Profissional, EJA Médio, Travessia Médio, educação em prisões, cursos técnicos de nível médio (concomitante ou subsequente), Educação Infantil e Fundamental Anos Iniciais
26 de abril 2º ano do Ensino Médio e do Médio integrado à Educação profissional, Fundamental Anos Finais (9º e 8º Anos), EJA fundamental e Travessia Fundamental
3 de maio 1º ano do Ensino Médio e Médio integrado à Educação Profissional, Fundamental Anos Finais (7º e 6º Anos) e atendimento socioeducativo

Rede municipal

26 de abril Calendário depende do critério do município

Universidades públicas e privadas e demais atividades pedagógicas

5 de abril Atividades presenciais liberadas já no início do cronograma

 

Veja também

Cônsul-Geral da China quer fortalecer amizade entre País asiático e Nordeste brasileiro
NORDESTE

Cônsul-Geral da China quer fortalecer amizade entre País asiático e Nordeste brasileiro

Governo monta força-tarefa para conter desmatamento no Cerrado
Desmatamento

Governo monta força-tarefa para conter desmatamento no Cerrado

Newsletter