Educação no trânsito

Autarquia de Trânsito e Transporte lançou a campanha educativa com personagens: Liga da CTTU

Foto: Arthur Motta

A Liga da CTTU foi lançada pela Autarquia de Trânsito e Transporte nesta quarta-feira (20). O evento aconteceu no Teatro do Parque, Boa Vista, área Central do Recife, e contou com a exibição de uma peça teatral para estudantes da rede municipal de ensino. Formado por cinco personagens lúdicos, o grupo protagoniza uma campanha educativa de conscientização do trânsito. 

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, acredita que o trabalho de conscientização com as crianças é um investimento num futuro melhor para todos. “A partir do ensinando para as crianças a gente está trabalhando as futuras gerações e também que essas crianças vão influenciar seus pais”, afirmou. 

“Com os ensinamentos que vão receber, seja o comportamento no trânsito seja na bicicleta, motocicleta ou pedestre. Isso vai ajudar muito a trabalhar a conscientização para as crianças e também delas os adultos formando novos cidadãos voltados para a segurança diária e adultos com muito mais atitude preventiva em relação ao trânsito na nossa cidade”, completou a presidente.

A partir de agora, artistas e educadores terão novos personagens com a Liga da CTTU, que trará atividades lúdicas para fomentar a segurança viária e as boas práticas de mobilidade.  A liga da CTTU ficará no lugar da antiga Trupe, que trazia os personagens da Faixa Amiga. Agora, os personagens principais são os heróis: Justina, o Amarelinho, Pedalita e os personagens que precisam ser educados durante os espetáculos, que são: o Sinistro e o Zoada.

Justina é uma super-heroína inspirada nos agentes de trânsito, cuja principal característica é garantir que as leis de trânsito sejam cumpridas. O uniforme dela tem referências a semáforos, faixas de pedestres, e, ainda um escudo com a placa indicativa de “travessia de pedestre”. Já o amarelinho é um herói com uma personalidade amigável, que faz alusão aos orientadores do trânsito. 

A terceira heroína é a Pedalita, que tem o uniforme inspirado nas rotas cicláveis e no urbanismo tático, técnica que as equipes de engenharia de trânsito tem utilizado para aumentar o espaço dos pedestres com tintas e redesenhar as vias para reduzir os sinistros de trânsito.

Enquanto os heróis são responsáveis por um trânsito seguro, os vilões representam os cidadãos imprudentes, que cometem infrações de trânsito e não tem responsabilidade com a segurança viária.

O sinistro é um motorista que vem com o cinto desafivelado, o celular em uma mão no volante e o no outro, traz na sua roupa, elementos que trazem uma fita zebrada para simbolizar o trânsito parado devido às ocorrências nas vias. O segundo vilão é o zoada, que carrega um cone na cabeça como um chapéu e traz as fitas zebradas simbolizando as ocorrências com o Sinistro, seu mentor. Zoada faz referência a quem não tem paciência no trânsito, faz xingamentos e trapalhadas com a buzina em excesso.

A Prefeitura do Recife tem atuado com um Programa de Educação para o Trânsito, focado em chegar cada vez mais próximo dos diversos atores, como pedestres, ciclistas e motoristas. As equipes estão realizando ações integradas de fiscalização, desenho urbano e comunicação.

Veja também

Governo de Javier Milei revisará indenizações às vítimas da ditadura na Argentina
AMÉRICA LATINA

Governo de Javier Milei revisará indenizações às vítimas da ditadura na Argentina

Lula assina declaração com EUA, Argentina e mais 14 países pedindo libertação de reféns do Hamas
POSICIONAMENTO

Lula assina declaração com EUA, Argentina e mais 14 países pedindo libertação de reféns do Hamas

Newsletter