Avenida Agamenon Magalhães ganha nova ciclofaixa local
Faixa passa diante da reitoria da UPE
A avenida Agamenon Magalhães, no Recife, ganhou uma nova ciclofaixa na sua via local. Com um quilômetro de extensão, a faixa, que foi inaugurada esta sexta-feira (18), conecta as ciclofaixas João de Barros, Josias de Albuquerque e Ciclofaixa Graça Araújo, na região central.
A ciclofaixa fica na faixa local do sentido Centro/Olinda da Agamenon, passando diante da Reitoria da Universidade de Pernambuco (UPE), no bairro de Santo Amaro, no trecho entre as ruas Doutor Leopoldo Lins e Frei Cassimiro, onde se conecta com a Ciclofaixa Professor Josias de Albuquerque.
Ao todo, são 78 km de rotas cicláveis interligadas entre a Zona Norte e o Centro do Recife. De acordo com a prefeitura, com mais esse trecho, a cidade passa a contar com 165,5 km de rotas cicláveis.
A prefeitura calcula que o equipamento beneficiará mais de 2 mil ciclistas diariamente. "É de grande importância para a cidade, tanto porque é localizado na principal avenida quanto porque interliga outras rotas cicláveis a áreas de interesse público como a Universidade de Pernambuco e o centro da cidade", destaca a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.
Leia também
• Caixa leiloa 187 imóveis no Brasil; Pernambuco é um dos estados
• Agamenon Magalhães ganhará ciclovia para ligar Zona Norte à Zona Sul do Recife
O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura do Recife em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIRGS).
A nova ciclofaixa é implantada oito dias após a Prefeitura do Recife anunciar que a Agamenon Magalhães ganhará, no canteiro central, uma ciclovia para ligar Zona Norte à Zona Sul do Recife, numa extensão de quatro quilômetros. Sob responsabilidade da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), a licitação será aberta no dia 12 de abril de 2022, às 9h.