Gripe

Alta da H3N2: Governador promete abertura de novos leitos em Pernambuco

Paulo CâmaraPaulo Câmara - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Em publicação em suas redes sociais, nesta quarta-feira (29), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anunciou que o número de leitos hospitalares na rede de saúde será ampliado no Estado.

A publicação foi feita após reunião do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 para monitorar os dados da pandemia em Pernambuco e os números crescentes da variante H3N2 do vírus da gripe, que tem sobrecarregado as emergências da Região Metropolitana do Recife.

Os últimos dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), divulgados na segunda-feira (27), indicam que Pernambuco contabiliza 1.592 casos da nova cepa do vírus da gripe. O total de mortes era de cinco - o Recife atualizou seus dados nesta quarta-feira para seis mortes, o dobro da última informação da pasta estadual.

Novos dados do panorama da H3N2 em Pernambuco deverão ser divulgados nesta quinta-feira (30), segundo a SES-PE.

O governador Paulo Câmara também anunciou reforço nas equipes do programa Atende em Casa, plataforma que atende pacientes com sintomas gripais, e a abertura de um novo ponto de testagem na Fundação de Saúde Amaury de Medeiros (Fusam), localizada no bairro da Boa Vista, área central do Recife.

"É muito importante manter o uso de máscaras e que quem esteja com sintomas gripais evite contato com outras pessoas, sobretudo crianças e idosos. Nosso gabinete está em mobilização permanente avaliando os dados diariamente", informou o governador.

Ocupação de leitos
Dados do boletim da SES-PE desta quarta-feira indicam que 72% dos 741 leitos de UTI na rede pública dedicados a pacientes com quadro suspeito ou confirmado de Covid-19 estão ocupados em Pernambuco. 

Este é o patamar mais alto desde 29 de junho e desde lá Pernambuco não passava dos 70% de taxa de ocupação.

O número total de leitos também foi desmobilizado. Em 29 de junho, eram 1.786 vagas de terapia intensiva ante as 741 desta quarta-feira, segundo os números da Central de Regulação.

Na rede privada, a ocupação está em 48% dos 159 leitos de UTI.

Em relação aos leitos de enfermaria, há 63% dos 744 ocupados na rede pública e 26% dos 114 na rede privada.

Veja também

Presidente da Autoridade Palestina aprova novo governo
palestina

Presidente da Autoridade Palestina aprova novo governo

"Assassino terrorista": relembre insultos trocados entre Petro e Milei
CONFLITO

"Assassino terrorista": relembre insultos trocados entre Petro e Milei

Newsletter