Avenida Rui Barbosa segue interditada nesta segunda-feira

Para uma obra de recuperação da drenagem, o bloqueio será mantido até a quinta-feira (19)

Avenida Rui Barbosa em obrasAvenida Rui Barbosa em obras - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

A Avenida Rui Barbosa estará bloqueada nesta segunda-feira (16). O trecho próximo ao Museu do Estado de Pernambuco passa por uma obra de recuperação da rede de drenagem, que foi atingida durante uma ação da Compesa.

O trânsito no trecho está interrompido desde a sexta-feira (13) e tinha previsão de ser reestabelecido, parcialmente, na manhã desta segunda-feira. A interdição será mantida até quinta-feira (19). A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) montou um esquema para facilitar o translado na área.

A obra fará a substituição de 18 metros de tubulação na rede, com uma escavação de mais de três metros realizada pela equipe da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).

Entre as razões para a extensão do prazo da interdição completa, prevista inicialmente para ser suspensa às 6h de amanhã (16), estão a grande profundidade da escavação, a instabilidade do solo no local, que demandou a instalação de contenções para deixar os taludes seguros; e a influência da maré, já que durante os momentos de maré alta, o solo instável passou a absorver água, tornando o serviço ainda mais complexo. Finalizada a parte da escavação, na quinta (19), a via voltará a ser liberada parcialmente e a previsão de final das obras está mantida para o dia 23 (segunda-feira).

Leia também:

Obra da Emlurb interdita avenida Rui Barbosa neste fim de semana
Compesa investe em esgotamento sanitário de Bezerros

Na manhã desta segunda-feira (16), a Rua Senador Alberto Paiva será, provisoriamente, mão dupla entre a Avenida Rui Barbosa e a Rua Sérgio Magalhães. Dessa forma, os condutores que desejarem seguir em direção à Rua Amélia poderão girar à esquerda na Rua Senador Alberto Paiva e à direita na Rua Sérgio Magalhães, ou à direita na Rua Senador Alberto Paiva para seguir pela Avenida Rui Barbosa.

Os condutores que vêm do bairro do Parnamirim, poderão acessar as ruas Tito Rosa e do Futuro pra chegar à Rua Amélia. Já os condutores oriundos do bairro de Casa Forte poderão acessar a Avenida Norte para chegar à Avenida Governador Agamenon Magalhães.

Durante o sábado (14), a CTTU retirou os gelos baianos que ficam na Rua Amélia, na altura da Rua Senador Alberto Paiva, para proporcionar maior fluidez ao giro que dá acesso à Rua Amélia. Essa intervenção será mantida durante esta semana para melhorar o fluxo de veículos no local. Para minimizar os impactos para a população, a CTTU vai dar continuidade ao monitoramento do tráfego de toda a área, com o efetivo reforçado de agentes e orientadores de trânsito, para auxiliar os condutores e pedestres.

Para realizar as obras de reparos da rede de tubulação, a Emlurb tem trabalhado também durante a madrugada com atenção redobrada para não danificar a rede de esgotamento sanitário que existe muito próximo à vala. Em casos como este, os trabalhos precisam ser executados com cuidado para evitar danos à rede de esgoto e não permitir que os fluidos invadam a área das escavações. A autarquia esclarece ainda que havia um poste instalado na calçada, a 50 cm da escavação. Devido à instabilidade do solo, o poste rompeu. Esse poste abrigava várias redes aéreas de comunicação e precisou ser realocado. Para a execução dos serviços é preciso utilizar equipamentos diversos, incluindo maquinário pesado, por isso a necessidade da interdição total da via.

Veja também

Depois de 652 dias, Bélgica consegue formar um governo
internacional

Depois de 652 dias, Bélgica consegue formar um governo

Em um ano, pobreza na Argentina sobe e passa a atingir 18,5 milhões de pessoas
internacional

Em um ano, pobreza na Argentina sobe e passa a atingir 18,5 milhões de pessoas