Avião do Exército é abatido em confrontos na capital do Sudão
O Exército sudanês está em guerra desde 15 de abril com os paramilitares das Forças de Apoio Rápido
Um avião de guerra foi derrubado nesta terça-feira (4) em Cartum, onde confrontos e bombardeios atingiram vários bairros da capital sudanesa devastada pela guerra, testemunhas testemunhas.
"Vimos os pilotos saltarem de paraquedas enquanto o avião caia no chão", disse uma testemunha no norte do Cartum.
Uma fonte dos paramilitares das Forças de Apoio Rápido (FAR) disse à AFP que eles derrubaram um avião do Exército.
E, em um comunicado, as FAR declararam que "detiveram o piloto após sua aterrissagem" e acusaram o Exército de cometer "massacres odiosos" na região de Cartum.
Leia também
• Ataque a carro em Tel Aviv deixa sete feridos após aumento de tensões na Cisjordânia
• Combates se intensificam no Sudão; doze civis morreram
Liderado pelo general Abdel Fatah al Burhan, o Exército sudanês está em guerra desde 15 de abril com os paramilitares das FAR liderados por seu ex-número dois, general Mohamed Hamdan Daglo.
Segundo a ONG Acled, o conflito deixou quase 3.000 mortos. Além disso, há 2,8 milhões de deslocados e refugiados, segundo a ONU.
Um habitante de Omdurman, na periferia ao norte da capital, informou nesta terça-feira a ocorrência de "violentos confrontos com diferentes tipos de armas".
Outras testemunhas disseram ter observado "ataques aéreos (perto) do prédio da televisão estatal". Na zona leste da capital, moradores também relataram confrontos com metralhadoras.