APAGÃO

Bairros do Recife e Região Metropolitana ficaram 'às escuras' na noite dessa quinta

Bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, ficou sem energia nesta quintaBairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, ficou sem energia nesta quinta - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Um blecaute tomou conta do Recife e assustou moradores na noite desta quinta-feira (13). De acordo com diversos relatos nas redes sociais, vários pontos da capital pernambucana e de cidades da Região Metropolitana ficaram sem energia por volta das 22h15.

Bairros da Zona Sul como Boa Viagem e Ipsep, além de outros da Zona Norte como Graças, Casa Amarela e Casa Forte ficaram sem energia na noite desta quinta (13) por cerca de 30 minutos.

Outros municípios da RMR também tiveram moradores relatando apagões. Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Camaragibe também ficaram sem energia em alguns bairros. 

Por volta das 22h40 a energia começou a voltar nos bairros de Boa Viagem e Setúbal, na Zona Sul do Recife. Mais tarde, às 22h56, outros bairros como Campo Grande e Boa Vista também tiveram a transmissão reestabelecida. Logo após as 23h, o restante da área que estava no "apagão" estava sem problemas. 

Procurada, a Celpe informou que o problema teve origem na alimentação da Chesf. A companhia, por sua vez, confirmou que foi um problema no sistema interno.  

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco informou que o problema teve origem na subestação Recife II, em Jaboatão dos Guararapes. A normalização ocorreu às 22h58. Confira em nota abaixo:

"A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco informa que às 22h18 de hoje, dia 13/08/2020, ocorreu um defeito na subestação Recife II, localizada no Município de Jaboatão dos Guararapes (PE) e, em consequência, foram desligadas as subestações Bongi e Joairam, localizadas no Município do Recife e Mirueira, no Município do Paulista, interrompendo o fornecimento de energia para parte da Região Metropolitana do Recife.

Imediatamente foram tomadas as providências para restabelecer o fornecimento de energia, tendo a normalização ocorrido às 22h58min.

Não houve danos materiais. As equipes técnicas estão analisando a causa dos desligamentos."

Veja também

Na pandemia, sensação de segurança para trocar casa por lazer ainda é baixa
Pesquisa

Na pandemia, sensação de segurança para trocar casa por lazer ainda é baixa

Trump volta a pedir que Biden faça teste antidoping antes de debate
Eleições

Trump volta a pedir que Biden faça teste antidoping antes de debate